Outubro Rosa
Notícias
04/02/2013 11h13 - Atualizado em 04/02/2013 11h13
Aiô Folia, o Carnaval multicultural de Macapá
Rubia Duarte
rubia-nduarte@hotmail.com
Da Redação - Agência Amapá
A-A+ Tamanho da Letra

Aiô Folia, o Carnaval da Zona Norte, é uma realização em parceria da Federação Cultural e Social Zona Norte e a Banda Placa, com patrocínio do Governo do Estado do Amapá. O evento veio com a proposta de trazer a Folia de Momo, antes concentrada no Centro e Zona Sul da cidade, para a Zona Norte de Macapá.

Com apresentação multicultural, as atrações variaram entre grupos de Batuque, Marabaixo, marchinhas de Carnaval, grupos locais de toada e outros grupos convidados.

A ideia é colocar a Zona Norte no circuito carnavalesco, promovendo, dessa forma, a inclusão de crianças, jovens e adultos que passaram a ter mais uma opção para pular o Carnaval. Isso inclui, também, a movimentação econômica entre autônomos que atuam na área.

A programação contou com três dias de folia. Além da peculiaridade em ser um Carnaval multicultural, possui mais algumas curiosidades. Uma delas é o nome da vestimenta, normalmente conhecida como "abadá"; no Aiô Folia é chamada de "Surí" (derivação de uma palavra indígena que significa 'camisa sem manga'), e o próprio nome "Aiô" (derivação de uma palavra indígena que significa 'festa de todos').

O evento, realizado na Rodovia do Curiaú, acontece uma semana antes dos desfiles das escolas de samba e blocos. Segundo Carlos Augusto, o "Carlitão", líder da Banda Placa, e também um dos organizadores, para que não seja uma competição entre o Carnaval da Zona Norte com o da Zona Sul e sim a integração do Aiô Folia no circuito carnavalesco. "Queremos oferecer, não só à população da Zona Norte, como também a outras pessoas que queiram conhecer e participar do evento, mais uma opção para curtir o Carnaval em Macapá".

Rubia Duarte/Seed

Cadastre-se para receber o Boletim Eletrônico
Nome
E-mail
Assessorias
Secretaria de Estado da Comunicação