1 2 3 4
Indicadores

Território preservado

Com cerca de 73,5% de seu território sob proteção ambiental, incluindo unidades de conservação, terras indígenas e quilombolas, o Amapá abriga um dos maiores percentuais de áreas protegidas do Brasil. Essas áreas somam aproximadamente 9,3 milhões de hectares dos 14,3 milhões que compõem o estado, reforçando seu papel na preservação da Amazônia. Atualmente, o estado conta com 21 Unidades de Conservação (UCs), que promovem um modelo de desenvolvimento sustentável.

Desmatamento zero

Dados colhidos entre julho de 2023 e agosto de 2024, do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), confirmam que o Amapá é o único estado da Amazônia Legal a alcançar taxa de desmatamento zero.

Redução das queimadas

De acordo com levantamento realizado pelo Corpo de Bombeiros (CBM-AP), com base em dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram contabilizados 387 focos até o dia 29 de outubro de 2025. Em 2024 o ano fechou com 2.014 focos e, em 2023, foram 2.552 registros.

Para o Governo do Amapá, os resultados de 2025 refletem o comprometimento das forças de segurança e dos órgãos ambientais com a preservação do patrimônio natural do estado.

Turismo em alta

Em 2024, os destinos amapaenses receberam mais de 38.9 mil turistas internacionais, um aumento de 23,2% em comparação com 2023. Os dados consolidados foram divulgados pelo Ministério do Turismo, Embratur e pela Polícia Federal (PF). Somente em dezembro, 4.365 estrangeiros visitaram o Amapá, a expectativa é estes números aumentarem em 2025.

Geração de empregos 

De janeiro a setembro de 2024, foram gerados 8.860 novos postos de trabalho, com aumento de 10,3% no acumulado anual, maior que a média nacional de 4,3%, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). 

Os indicadores mostram o resultado do fortalecimento da economia no estado, diretamente ligados à política pública de desenvolvimento adotada pelo Governo do Amapá, que realiza investimentos diretos na construção civil com obras de infraestrutura, segurança, saúde e habitação. A reabertura das indústrias vinculadas ao setor de manejo florestal sustentável, que retornaram as atividades, também contribui com a geração de empregos.

Carbono Negativo

O Amapá é o único estado “Carbono Negativo” no Brasil, pois captura mais CO₂ do que emite na atmosfera, isso se deve a preservação e conservação de suas áreas verdes e pouco desmatamento. Para continuar conservando suas florestas e cumprir os padrões de carbono florestal, o Estado defende investimentos contínuos, capacidade técnica e uma articulação política alinhada com a visão do desenvolvimento sustentável.

Na contramão de outros estados que recebem investimentos para reflorestar áreas desmatadas, o Amapá busca investimentos para continuar preservando e conservando suas florestas.  

A partir de políticas ambientais consolidadas, como o Plano de Sociobioeconomia, o Amapá com o olhar no futuro visa transformar seus indicadores ambientais positivos em benefícios para a população, gerando emprego, renda e negócios verdes, promovendo o desenvolvimento sustentável em harmonia com o ambiente natural, mantendo suas áreas florestais.

Demarcação de Terras Indígenas

O Amapá possui 100% de suas terras indígenas demarcadas sem ocorrência de nenhum conflito. O Estado reconhece os direitos respeitando os valores, a cultura e os saberes ancestrais dos povos originários da floresta amapaense.