1 2 3 4

Pré-COP30: encontro do setor cultural do Amapá promovido pelo Governo do Estado aborda construção de propostas rumo à Conferência do Clima

Momento de escuta ativa em preparação para a COP da Amazônia abre espaço para fazedores de cultura do estado sugerirem pautas para o evento global.

19/04/2025 15h58
Redação
O encontro com a cultura é o primeiro de uma série de ações nos demais setores governamentais

O Governo do Amapá promoveu no Museu Sacaca, em Macapá, um encontro com os fazedores de cultura do estado. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap), com apoio do Instituto Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei), marca o início da mobilização do Governo do Estado rumo à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece em 2025, em Belém (PA).

O encontro, realizado na quinta-feira, 17, teve como foco a escuta ativa e participativa, reunindo produtores culturais, artistas e agentes culturais para discutir a relação entre cultura, sustentabilidade e o enfrentamento das mudanças climáticas. A proposta é que os próprios representantes do setor definam as pautas que desejam ver representadas na conferência internacional.

“Estamos no ano da COP na Amazônia, a COP30, e já nos organizando para garantir uma representação cultural forte do Amapá. Nada mais justo do que ouvir quem vive e traduz a nossa identidade amazônica. Este encontro inaugura uma série de diálogos fundamentais para construirmos propostas consistentes”, destacou a secretária de Cultura, Clicia Vieira Di Miceli.

O encontro foi conduzido pela secretária da Secult, Clícia Vieira Di Miceli, e o diretor-presidente da Fapeap, Gutemberg Silva, com apoio do Instituto Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI)

Durante a programação, os participantes também responderam a um questionário virtual com sugestões e propostas relacionadas aos temas prioritários para a COP30. As contribuições serão consolidadas juntamente com as demandas dos outros setores para compor o documento oficial que vai definir o programa de atuação do Governo do Amapá no evento global.

“Viemos tratar da união entre cultura e clima e refletir sobre como a cultura pode influenciar de forma estratégica as agendas ambientais. Este é um passo importante para o protagonismo do Amapá na COP30”, afirmou Hugo Salomão, especialista do Iclei Brasil.

O encontro teve a participação ativa dos fazedores de Cultura do Amapá

Segundo o diretor-presidente da Fapeap, Gutemberg Silva, a escuta setorial faz parte de uma agenda mais ampla de articulação intersetorial promovida pelo Governo do Estado. “Estamos estruturando essa iniciativa em três momentos: o pré-COP, com o início dos diálogos; o momento da COP30, com visibilidade às ações do estado; e o pós-COP, que visa a continuidade e perenização das propostas construídas”, explicou.

O encontro com o setor da Cultura é o primeiro de uma série de ações nos demais setores governamentais que buscam garantir a efetiva participação do setor cultural na formulação das políticas públicas voltadas às mudanças climáticas, valorizando a identidade e a diversidade cultural do Amapá.

O objetivo é fazer um trabalho de escuta ativa para que os fazedores de Cultura do Estado possam sugerir as pautas pelas quais querem ser representados na COP30