Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Cidadão poderá consultar informações unificadas sobre saúde em plataforma virtual

Objetivo é facilitar o acesso a dados de usuários do Sistema Único de Saúde. Ferramenta poderá ser utilizada pelo Estado e municípios.

Por Redação
05/11/2019 20h01

Implantação do sistema foi abordado durante encontro no Palácio do Stentrião

Uma plataforma que possibilitará ao cidadão o acompanhamento virtual de informações sobre a área de saúde, a exemplo de prontuários médicos, será desenvolvida pelo Governo do Amapá, com o apoio do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap). O assunto foi abordado nesta terça-feira, 5, durante encontro entre o governador Waldez Góes e o presidente do Comitê Estadual de Saúde do Judiciário, desembargador Carlos Tork.

A plataforma deverá ser implantada ao longo de 2020. A ideia é alimentar o sistema virtual com informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que oferece atendimento de alta e média complexidades. Ele também será disponibilizado aos municípios -  responsáveis pela atenção básica. Todos os dados serão repassados ao Ministério da Saúde.

O gestor da Sesa, João Bittencourt, explicou que a ideia é oferecer informações sobre a vida do paciente que entra nas unidades municipais e estaduais de saúde, além das pactuações feitas entre Estado e instituições privadas e organizações sociais.

“Esse controle servirá para dimensionar e acompanhar a vida do paciente, e, também, é importante para a gestão pública, pois, aquilo que o Estado investe para atender aos seus cidadãos pode ser reembolsado pelo Sistema Único de Saúde [SUS], se for o caso. Para isso, nós precisamos informar este faturamento”, disse o secretário.

O Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) irá colaborar na fase de implantação do sistema virtual.  O gestor da pasta, Lutiano Silva, exemplificou como a ferramenta vai funcionar.

“Se um paciente fizer uma consulta em uma Unidade Básica de Saúde e for identificado que ele possui alergia a determinado medicamento, essa informação será acrescentada em seu histórico, que, por sua vez, poderá ser consultado em um futuro atendimento prestado por um hospital do Estado. Há ganhos em controle e transparência”, detalhou Lutiano.

Waldez reconheceu a importância de implantar o sistema e também ressaltou a parceria com o Tjap. “Essa iniciativa vai modernizar a área da saúde. Nós vemos como um ganho para a preservação da vida do cidadão, e, também, para a gestão pública”, ressaltou o governador.

Carlos Tork explicou que a iniciativa vem sendo elaborada há três anos. “Será um sistema único virtual que permitirá ao cidadão o acesso a toda e qualquer informação, desde medicamento ou cirurgias. Será um ganho fantástico para a população”, disse Tork.

Segundo o gestor da Sesa, o projeto está 95% pronto; os recursos para a iniciativa vêm sendo capitaneados junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) e devem ser disponibilizados até o início de 2020.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!