Alunos de escolas estaduais iniciam visita monitorada na 51ª Expofeira
A atividade faz parte do programa intitulado Embrapa & Escola que oportuniza uma aula diferenciada
A programação, que acontece também nos dias 5 e 6 de novembro, conta com a participação de 200 alunos de cinco escolas estaduais: José Bonifácio, Santa Maria, Nilton Balieiro, Raimunda Dulcineia e Antônio Figueiredo.
A primeira visita foi realizada por 46 alunos dos 4º e 5º anos, da Escola Estadual José Bonifácio, localizada na Área de Proteção Ambiental do Curiaú. Os alunos conheceram o estande da Embrapa onde estão expostas publicações de diversos temas das ciências agrárias, entre livros, folders, cartilhas e comunicados técnicos, e ainda os aquários com camarões regionais e ração alternativa para peixes preparada à base de castanha-do-pará.
Logo depois, os visitantes foram até a área externa, nas vitrines vivas tecnológicas agropecuárias resultantes de pesquisas, onde estão instalados sistemas de produção de grãos como soja, milho, feijão e hortaliças.
O projeto foi possível por meio da parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seed) e a Embrapa, e também conta com o apoio da empresa Paletelícia, responsável pela distribuição de paletas para os estudantes. A paleta é um picolé tradicional do México, mas vai além do picolé, porque acrescenta à mistura do sorvete, as frutas e cremes preparados de maneira artesanal. Todos os alunos puderam degustar dos sabores oferecidos aos participantes.
O aluno Bruno Santos, do 5º ano, que visitou pela primeira vez o Parque de Exposições da Fazendinha disse ter ficado impressionado com o tamanho e a beleza do local e das exposições que pode conhecer. “Adorei o programa, ver pessoalmente os produtos é bem melhor do que apenas as figuras no livro em sala de aula”, afirmou.
A coordenadora do programa, Aline Furtado, que fez a explanação da visita monitorada, falou que o projeto surgiu com a ideia de transmitir ao público infanto-juvenil, por meio de uma linguagem mais prática e lúdica, todos os termos técnicos desde as pesquisas, cultivo e resultados do agronegócio.
Confira o cronograma de visitas:
5/11 (quinta-feira)
Das 9h às 11h30. Escola Estadual Nilton Balieiro. Alunos do 9º ano.
Das 15h às 17h30. Escola Estadual Raimunda Dulcineia. Alunos do 9º ano.
6/11 (sexta-feira)
Das 9h às 11h30. Escola Estadual Antônio Figueiredo (Torrão do Matapi).
51ª Expofeira
A 51ª Expofeira do Amapá é uma realização do Governo do Estado e Sebrae. O evento ocorre no Parque de Exposições da Fazendinha, no período de 30 de outubro a 8 de novembro. Da área total de 120 mil metros quadrados, serão ocupados 116 mil. A concepção da 51ª Expofeira é transformá-la em feira de negócios, dando ênfase ao desenvolvimento econômico do estado. Dois eixos estarão em evidência - Produção de Alimentos e Produção Florestal.
Em 2015 o evento conta com o patrocínio do Banco do Brasil, CAIXA, Banco da Amazônia e SicoobCredEmpresas-AP e apoio da Associação Comercial do Amapá (ACIA), Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e Consórcio Equador.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!