Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Embrapa lança livros durante a programação da 51ª Expofeira do Amapá

O evento ocorreu na noite desta segunda-feira, 2, e foram sorteados três exemplares de cada título para os visitantes.

Por Redação
02/11/2015 11h18
O estande da Embrapa, no Pavilhão de Negócios da 51ª Expofeira do Amapá, foi o palco para o lançamento de dois livros que foram organizados por pesquisadores da instituição.  O evento ocorreu na noite desta segunda-feira, 2, e foram sorteados três exemplares de cada título para os visitantes.

O livro “Aquicultura no Brasil – Novas perspectivas”, organizado pelo pesquisador Marcos Tavares, da Embrapa Amapá, e pelo professor da Universidade Federal do Tocantins, Wagner dos Santos Mariano, aborda os fatores que influenciam positivamente na criação de peixe e camarão.

Segundo os autores, a aquicultura é a atividade agropecuária que mais cresce no Brasil nos últimos anos, produzindo importantes fontes de proteínas para consumo da população. Dentre as atividades desenvolvidas pela aquicultura são destacadas a produção de peixes (piscicultura), além da criação de moluscos (malacocultura), camarões (carcinicultura), rãs (ranicultura), entre outras atividades.

O título é apresentado como uma contribuição de diversos pesquisadores brasileiros de várias instituições de ensino e pesquisa que se dedicam ao tema para apresentar as novidades sobre a aquicultura brasileira. Composto de dois volumes, com 35 capítulos, a obra aglutina informações recentes sobre organismos aquáticos cultiváveis, abrangendo desde a produção, reprodução, sanidade, ecologia e biologia, tecnologia de pescados, outros.

O livro “Potencialidades do Amapá para o Desenvolvimento Regional” foi organizado pelo pesquisador da Embrapa Amapá, Gilberto Ken-Iti Yokomizo, e pelo professor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Roni Mayer Lomba. O título trata das diversas potencialidades do Amapá que podem ser exploradas para o seu desenvolvimento.

A obra acadêmica também destaca fatores da produção agrícola, mineral, do ecoturismo e da biodiversidade do Estado do Amapá, que podem ser utilizados a partir de bases científicas para o desenvolvimento regional, equilibrando produção e conservação ambiental. A publicação resulta de estudos de professores e acadêmicos do curso de mestrado em Desenvolvimento Regional, ofertado por meio de uma parceria entre a Unifap, Embrapa Amapá e Instituto Estadual de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Iepa).

Nosso objetivo é apresentar ao leitor informações referentes às potencialidades de recursos naturais que podem estimular o desenvolvimento regional do Estado do Amapá, servindo tanto como base para direcionar discussões e orientar as políticas públicas, as pesquisas técnico-científicas e também o setor privado”, afirma Yokomizo, que também atua como orientador no mestrado em Desenvolvimento Regional. 

 Baixar Arquivo

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!