Crianças do Creap têm novo encontro com cães do Bope: ‘Nem percebem que estão em terapia’
Cães do Bope auxiliam na cinoterapia, que ajuda no desenvolvimento das funções motoras e sociabilização das crianças.
Encontro terapêutico aconteceu nesta sexta-feira, 22, no Creap
Mais uma vez, as crianças em tratamento no Centro de Reabilitação do Amapá (Creap), em Macapá, receberam a visita dos cães “Low” e “Gold”, do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar. O encontro terapêutico aconteceu nesta sexta-feira, 22, no Creap.
Low, um golden retriever de 2 anos, e Gold, um labrador de 6 meses, fazem parte do projeto “Melhor Amigo”, que utiliza cães no auxílio à cinoterapia, mecanismo que ajuda no desenvolvimento das funções motoras e sociabilização dos pequenos.
A fisioterapeuta Gilvana Bueres disse que a cinoterapia é apenas uma das terapias praticadas com as crianças, e a participação dos cães torna o momento mais lúdico.“Elas nem percebem que estão em terapia. Aqui, temos crianças com vários tipos de atrasos no desenvolvimento cognitivo, e a terapia favorece tanto a interação das crianças com os animais, já que algumas têm fobia, como também a interação com as outras crianças, os pais e os terapeutas”, falou.
O projeto Melhor Amigo foi criado há dois meses pelo Bope. Os cães são treinados com altos níveis de socialização e interatividade. Além do Creap, eles já estiveram na Associação de Pais e Amigos Autistas do Amapá (AMA). A dona de casa Nataliana Barbosa, 28 anos, se surpreendeu com a felicidade do filho, Gabriel, 10 anos, brincando durante a terapia com o cão Low. O menino tem paralisia cerebral, e, há 1 ano, recebe atendimento no Creap.“Ele interagiu melhor do que eu imaginava, pensei que ele pudesse ter medo, mas, ajudou na terapia, na melhora da força das mãos. Ele segurou com firmeza e teve domínio sobre o cachorro. Isso ajuda, também, ele a desenvolver a autonomia de saber que ele pode cuidar de um animal”, comemorou.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!