Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Crianças do Creap têm novo encontro com cães do Bope: ‘Nem percebem que estão em terapia’

Cães do Bope auxiliam na cinoterapia, que ajuda no desenvolvimento das funções motoras e sociabilização das crianças.

Por Redação
22/11/2019 17h49

Encontro terapêutico aconteceu nesta sexta-feira, 22, no Creap

Mais uma vez, as crianças em tratamento no Centro de Reabilitação do Amapá (Creap), em Macapá, receberam a visita dos cães “Low” e “Gold”, do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar. O encontro terapêutico aconteceu nesta sexta-feira, 22, no Creap.

Low, um golden retriever de 2 anos, e Gold, um labrador de 6 meses, fazem parte do projeto “Melhor Amigo”, que utiliza cães no auxílio à cinoterapia, mecanismo que ajuda no desenvolvimento das funções motoras e sociabilização dos pequenos.

A fisioterapeuta Gilvana Bueres disse que a cinoterapia é apenas uma das terapias praticadas com as crianças, e a participação dos cães torna o momento mais lúdico.

“Elas nem percebem que estão em terapia. Aqui, temos crianças com vários tipos de atrasos no desenvolvimento cognitivo, e a terapia favorece tanto a interação das crianças com os animais, já que algumas têm fobia, como também a interação com as outras crianças, os pais e os terapeutas”, falou.

O projeto Melhor Amigo foi criado há dois meses pelo Bope. Os cães são treinados com altos níveis de socialização e interatividade. Além do Creap, eles já estiveram na Associação de Pais e Amigos Autistas do Amapá (AMA).

A dona de casa Nataliana Barbosa, 28 anos, se surpreendeu com a felicidade do filho, Gabriel, 10 anos, brincando durante a terapia com o cão Low. O menino tem paralisia cerebral, e, há 1 ano, recebe atendimento no Creap.

“Ele interagiu melhor do que eu imaginava, pensei que ele pudesse ter medo, mas, ajudou na terapia, na melhora da força das mãos. Ele segurou com firmeza e teve domínio sobre o cachorro. Isso ajuda, também, ele a desenvolver a autonomia de saber que ele pode cuidar de um animal”, comemorou.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!