Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Turma de 29 capitães conclui curso de aperfeiçoamento de oficiais promovido pelo Estado

Qualificação habilita militares às promoções funcionais. Formatura ocorreu nesta segunda-feira, 2.

Por Redação
02/12/2019 20h05

Capitã Danúbia Murici se destacou como a primeira classificada da turma

Após 474 horas de aulas teóricas e práticas, 29 capitães da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros concluíram o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) 2019. A formatura ocorreu nesta segunda-feira, 2, no auditório do Museu Sacaca, e contou com homenagens e entrega de certificados. O curso habilita os profissionais para as promoções de patente e funções de coordenação e de gestão dentro das corporações.

Além dos capitães, também fizeram o curso dois policiais rodoviários federais, dois guardas municipais e 1 agente penitenciário. Para eles, a capacitação tem valor de pós-graduação. 

Nos dois meses e meio de curso, coordenado pela Escola de Administração Pública (EAP), os oficiais atualizaram informações e doutrinas para, também, prestarem melhor atendimento à população, tendo sido submetidos a provas intelectuais, físicas e técnicas. 

O curso é pré-requisito para habilitação do oficial, permitindo que o mesmo possa ser promovido para o próximo posto: major. Uma vez habilitado, basta que o oficial tenha tempo de serviço e que as vagas estejam disponíveis para a promoção. 

A primeira a receber o diploma de conclusão do curso foi a também primeira colocada da turma, a capitão Danúbia Murici, que reforçou que a habilitação é fundamental para a ascensão na carreira, e se mostrou orgulhosa de, por ser mulher, destacar-se como a 01 da turma. Ela recebeu uma medalha de honra. 

“É gratificante, até porque a maioria da turma é de homens, e, para a mulher, fica um pouco mais difícil, até porque a gente não se dedica somente ao curso. Temos a casa, família, filhos. É uma concentração de tarefas ao mesmo tempo, e para a gente é um privilégio conseguir ser classificada em primeiro lugar da turma”, expressou. 

O curso incluiu 17 disciplinas que passaram por Gestão de Pessoas, Gestão de Comando, Planejamento, Metodologia, estratégia, Recursos Humanos, Mediação e Conflitos, Estrutura Organizacional, Clima, entre outras. Para se formarem, os alunos precisaram fazer muita pesquisa, estudo e passar pelas diversas provas. 

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Matias, enfatizou que, dessa turma, podem sair os próximos comandantes das corporações, PM e Corpo de Bombeiros. 

“Esse é mais um degrau alcançado. Dentro de pouco tempo, vocês serão promovidos ao cargo de major. Daqui a pouco, vem mais um curso, que é o Curso Superior de Polícia, e aí vão galgar outros passos dentro da hierarquia, tenente-coronel, coronel, e dessa turma podem sair novos comandantes gerais”, frisou. 

O investimento no valor humano é prioridade do Governo do Amapá, que vê a Segurança Pública como eixo fundamental para garantia da ordem e do bem-estar social. Por isso, o secretário de Justiça e Segurança Pública do Amapá, coronel Carlos Souza, destacou alguns investimentos direcionados ao setor. 

“O governo vai entregar 14 ambulâncias somente para o Corpo de Bombeiros, mais oito viaturas para o Iapen, iniciamos a instalação de bloqueio de sinais de celulares e até o final do ano estaremos tocando 17 obras da Segurança Pública [15 já estão em andamento]. Entregaremos mais 32 veículos à PM, até dezembro, e temos muitas outras aquisições para todos os setores da segurança”, finalizou. 

Em dois anos, cerca de 150 militares já foram qualificados pelo Estado.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!