Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo estabelece metas para fortalecer políticas públicas voltadas à agricultura

No espaço também há a presença do artesanato, pescado e venda de plantas.

Por Redação
01/11/2015 15h40
Investir nas políticas públicas voltadas à agricultura para fortalecer e potencializar a produção de alimentos e a produção florestal são prioridades do governo, segundo afirmou o governador Waldez Góes durante a visita técnica aos espaços destes dois eixos no Parque de Exposições da Fazendinha, que ocorreu neste domingo, 1º de novembro.

De acordo com o gestor, houve cuidado especial do governo desde o início da gestão em relação a situação destes dois eixos econômicos, que são bases para a realização da 51ª Expofeira. A retomada das linhas de crédito, o diálogo com os representantes das cooperativas e a edital de concessão florestal foram algumas das ações realizadas para investir nestes setores.

“Ainda precisamos trabalhar para que estes pontos sejam mais fortes. Por exemplo, ainda temos dificuldades na questão do transporte que é essencial para o escoamento da produção, mas estamos trabalhando na manutenção das rodovias para que isso não seja mais um problema para os nossos produtores”, afirmou.

Segundo o presidente da Cooperativa de Produtores e Extrativistas de Açaí do Estado do Amapá (Vitaçaí), Ernestino Damasceno, esses investimentos podem proporcionar o escoamento de produtos para fora do Estado.

“A Expofeira é uma boa oportunidade para mostrarmos a força da nossa produção. Acredito que se houver mais iniciativas como essa com certeza a cooperativa dos produtores de açaí e de outros setores da agricultura familiar terão condições abastecer o consumo interno e externo”, frisou.

Na Feira da Agricultura Familiar, que funciona dentro do Parque de Exposições da Fazendinha, a entidade comercializa e apresenta à população diversos produtos derivados do açaí, como o biscoito e bolo com banana e farinha de tapioca. No espaço também há a presença do artesanato, pescado e venda de plantas.

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Hélio Dantas, acrescentou que essas ações do governo estão integradas no Programa de Produção Integrada (PPI). “São formas de incentivo à produção de acordo com as vocações e potencialidades de cada região. Uma delas é o Fundo de Desenvolvimento do Amapá”, reforçou.

Na visita técnica, a comitiva de governo visitou os espaços da produção agrícola onde foram adaptadas plantações de milho, soja, feijão, frutas e hortaliças, além da exposição de aves, suínos, bovinos e equinos.

No espaço da produção florestal, a comitiva visitou os locais onde estão expostos móveis feitos de madeira regional, árvores nativas e produtos feitos a partir de matérias-primas da fauna e da flora amapaense.

A estudante Ana Oliveira gostou dos espaços e disse que essa é a oportunidade de a população conhecer o setor primário. “Muita coisa que vi não sabia que era produzida aqui no nosso Estado. Está tudo muito bonito e agradável. Quem vir para o parque precisa conhecer esse espaço”, disse.

51ª Expofeira

A 51ª Expofeira do Amapá é uma realização do Governo do Estado e Sebrae. O evento ocorre no Parque de Exposições da Fazendinha, no período de 30 de outubro a 8 de novembro. Da área total de 120 mil metros quadrados, serão ocupados 116 mil. A concepção da 51ª Expofeira é transformá-la em feira de negócios, dando ênfase ao desenvolvimento econômico do estado. Dois eixos estarão em evidência - Produção de Alimentos e Produção Florestal.

Em 2015 o evento conta com o patrocínio do Banco do Brasil, CAIXA, Banco da Amazônia e Sicoob CredEmpresas-AP e apoio da Associação Comercial do Amapá (ACIA), Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e Consórcio Equador.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!