Repentistas viajam mais de mil quilômetros para participar da 51ª Expofeira do Amapá
Com suas violas, os artistas circulam pelos restaurantes cantando versos. O diferencial é a agilidade ao envolver o público na cantoria.
A dupla de músicos repentistas piauiense Cícero de Souza e Franciné da Silva viajou mais de 1 mil quilômetros para participar da 51ª Expofeira do Amapá. Os músicos, que viajam o Brasil inteiro participando de feiras, apostam no evento em Macapá para melhorar o orçamento.
Com suas violas, os artistas circulam pelos restaurantes cantando versos. O diferencial é a agilidade ao envolver o público na cantoria. A técnica em enfermagem Andréia Muniz foi personagem da arte dos piauienses. Jantando com a família na praça de alimentação da feira, ela foi surpreendida com os músicos. “Achei diferente e divertido. Eles são rápidos e nos divertem, achei legal ter essa apresentação aqui”, disse.
É a quarta vez que Cícero apresenta-se no evento. A primeira vez foi meio inusitado. Na verdade, ele veio ao Amapá para trabalhar em garimpo no Oiapoque. Não obteve sucesso, e ao ouvir falar da Expofeira decidiu apresentar a arte do repente no evento para conseguir dinheiro e voltar para casa.
A apresentação rendeu bons lucros e o artista decidiu voltar outras edições. Com o dinheiro arrecado em eventos de grande porte como a Expofeira do Amapá, ele consegue sustentar a esposa e seis filhos.
Este ano, trouxe o amigo Franciné da Silva. A dupla viajou na estrada e de barco para apresentar-se na feira e apostam em bons lucros. “É um evento grande e tem muita gente, esperamos faturar bem. Ano passado também viemos, mas não teve feira. Então nos apresentamos nos bares e restaurantes da orla”, contou Souza.
O repente é uma arte baseada no improviso cantado em versos poéticos. Teve sua origem na Paraíba, mas disseminou-se no Nordeste e agora é sucesso nas feiras pelo Brasil.
51ª Expofeira
A 51ª Expofeira do Amapá é uma realização do Governo do Estado e Sebrae. O evento ocorre no Parque de Exposições da Fazendinha, no período de 30 de outubro a 8 de novembro. Da área total de 120 mil metros quadrados, serão ocupados 116 mil. A concepção da 51ª Expofeira é transformá-la em feira de negócios, dando ênfase ao desenvolvimento econômico do estado. Dois eixos estarão em evidência - Produção de Alimentos e Produção Florestal.
Em 2015 o evento conta com o patrocínio do Banco do Brasil, CAIXA, Banco da Amazônia e Sicoob CredEmpresas-AP e apoio da Associação Comercial do Amapá (ACIA), Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e Consórcio Equador.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!