Cortejo Carroça da Alegria anima noite de domingo na 51ª Expofeira do Amapá
O evento percorreu as principais vias do Parque de Exposições da Fazendinha chamando atenção dos visitantes, principalmente das crianças.
O coletivo já participa da Expofeira há cinco anos e foi um dos selecionados no edital lançado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O objetivo dos artistas é relembrar os cortejos clássicos de teatro oriundos da Grécia. No caso, o cortejo potencializa e integra a cultura local com a reunião de grupos de Marabaixo.
Além dos 20 grupos com artistas circenses, músicos, atores, percussionistas, malabaristas, o coletivo convidou para participar do cortejo artistas mambembes de países como Peru, Colômbia e Chile, que atualmente se apresentam nas ruas da capital. A intenção é, acima de tudo, trocar experiências e inseri-los na política cultural do Amapá.
Segundo Alice Araújo, que é uma das responsáveis pela elaboração dos projetos do coletivo, um dos fatores para reunir tantos artistas é humanizar a arte amapaense. “Reunimos a maior quantidade possível desses profissionais a fim de valorizá-los. Muitos deles possuem projetos importantes em nível nacional”.
O malabarista que participa do coletivo há quatro anos, Jony Barsou, encantou a todos utilizando os malabares e com a graça peculiar de palhaço, fazia todos a sua volta soltarem gargalhadas. “Como profissional da arte circense, fico grato com a valorização da cultura, principalmente nesta edição da Expofeira”.
51ª Expofeira
A 51ª Expofeira do Amapá é uma realização do Governo do Estado e Sebrae. O evento ocorre no Parque de Exposições da Fazendinha, no período de 30 de outubro a 8 de novembro. Da área total de 120 mil metros quadrados, serão ocupados 116 mil. A concepção da 51ª Expofeira é transformá-la em feira de negócios, dando ênfase ao desenvolvimento econômico do estado. Dois eixos estarão em evidência - Produção de Alimentos e Produção Florestal.
Em 2015 o evento conta com o patrocínio do Banco do Brasil, CAIXA, Banco da Amazônia e Sicoob CredEmpresas-AP e apoio da Associação Comercial do Amapá (ACIA), Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e Consórcio Equador.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!