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Governo do Amapá lança mais uma etapa do Plano Rodoviário Estadual

Governador Waldez Góes destaca o empenho do presidente do senado e da bancada federal na liberação de recursos para a conclusão de obras nas rodovias estaduais

Por Da Redação
23/12/2019 10h27

O Governo do Amapá já investiu quase meio bilhão de reais no Plano Rodoviário Estadual, lançado em setembro de 20

A união de esforços, liderada pelo governador Waldez Góes, com o apoio fundamental do presidente do Congresso Nacional, o senador Davi Alcolumbre, e a bancada federal, resultaram em mais um grande avanço para o estado, desta vez para uma etapa importante do plano rodoviário estadual.

Estão previstas obras estruturantes destinadas as rodovias estaduais AP-70, AP 110 e AP-340, com serviços de terraplenagem, drenagem superficial e subterrâneas, pavimentação, sinalização horizontal e vertical além de pavimentação de 57,89 quilômetros e a construção de sete pontes em concreto armado.

Integração das regiões

Os investimentos na ordem de R$ 156 milhões, aproximadamente. Deste montante, Davi Alcolumbre conseguiu a liberação de R$ 58 milhões junto ao governo federal, por meio de um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Regional.

Todos esses recursos vão permitir a integração dos municípios de Itaubal, Cutias do Araguari, os distritos de Macapá como Santo Antônio da Pedreira, Santa Luzia e São Joaquim do Pacuí facilitando o acesso à região metropolitana (Macapá, Santana e Mazagão), sobretudo para o escoamento da produção agropecuária, e a ligação ao modal fluvio-marítimo.

A região tem importante participação no setor econômico com a agropecuária agricultura, pescado, produtos da floresta e principalmente na produção de grãos.

Conclusão da AP-110

Está assegurada a conclusão de toda a extensão da rodovia AP-110, trecho São Joaquim do Pacuí/Cutias do Araguari com a pavimentação 21,39 quilômetros e a construção de duas pontes de concreto armado. Uma sobre o Igarapé do Garimpo e outra sobre o Rio Gurupora.

Ponte do Bulhões

O governo do Amapá anuncia às obras da ponte do Bulhões, sobre o Rio Curicaca (Balneário do Bulhões) A obra de arte em concreto armado, com extensão de 55 metros é peça que faltava para a integração da Rodovia AP-340, que foi completamente pavimentada (21,25 quilômetros) há três anos.

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, foi o principal articulador junto ao Governo Federal para a liberação de R$ 58 milhões de reais por meio de um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Regional para a construção da ponte. O apoio da bancada federal foi crucial para a conquista.

AP-070 – Pavimentação e construção de 4 pontes

A nova etapa contempla 36,5 quilômetros com serviços de terraplenagem, drenagem superficial e subterrâneas, pavimentação e sinalização no trecho Santo Antônio da pedreira/Santa Luzia do Pacuí. As obras iniciam no entroncamento com a Rodovia AP-340 (Paulo) até o distrito de São Joaquim do Pacuí.

Estão previstas a construção de 4 pontes: sobre o Rio Macacoari, Igarapé Preto, Igarapé Corre Água, e Igarapé Sem Nome.

A AP-070 tem a extensão de 79,11 quilômetros e já tem 29 quilômetros concluídos.

Plano Rodoviário

O governo do Amapá já investiu quase meio bilhão de reais no Plano Rodoviário estadual, lançado em setembro de 2015. Algumas dessas obras como, por exemplo, as realizadas na AP-010, que liga Mazagão Novo à Mazagão Velho, já foram concluídas.

Na Rodovia Duca Serra, que liga Macapá à Santana, os serviços de duplicação estão em fase avançada. As obras da nova ponte da Lagoa dos Índios, está chegando a etapa final e deve ser liberada para o tráfego no início próximo ano. A ponte irá desafogar o trânsito em horários de pico e integrar a Região Metropolitana do Amapá com mais qualidade na infraestrutura viária.

A nova estrutura terá 50 metros de comprimento e 26 metros de largura, com quatro pistas de rolamento. Toda a área da Lagoa dos Índios será revitalizada, com a construção de ciclovia, área de contemplação, acostamento, e os serviços de sinalização e iluminação.

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