Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

GEA e Sebrae reúnem com empresas petrolíferas que vão atuar no Amapá

Parceria GEA e Sebrae é fundamental para o processo de desenvolvimento.

Por Redação
31/10/2015 16h55
O governador do Amapá, Waldez Góes, esteve reunido neste sábado, 31, com representantes de duas empresas petrolíferas que estão entre as três vencedoras da licitação para pesquisa e exploração de petróleo na costa do Amapá.

O encontro ainda teve a participação do presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Mateus Silva, o diretor superintendente, João Carlos Alvarenga, e o diretor de Administração e Finanças, Waldeir Garcia Ribeiro. As empresas BP (British Petroleum) e a Total E&P do Brasil estão expondo na 51ª Exposição do Amapá suas histórias e atuação no mercado petrolífero em vários países.

O início da exploração de petróleo no Amapá está previsto para 2017. A área de abrangência atinge seis municípios: Amapá, Calçoene, Itaubal, Macapá, Oiapoque e Santana, além de Chaves e Afuá, no Estado do Pará. Todas as localidades estão na Bacia da Foz do Rio Amazonas.

As empresas BP Energy do Brasil Ltda, Total E&P do Brasil Ltda, além da Queiroz Galvão Exploração e produção S.A, serão responsáveis pela exploração, após a adesão através do leilão da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

O diretor de Assuntos Corporativos da Total E&P do Brasil, Ulisses Martins, afirmou que para a empresa é muito importante esse momento de aproximação entre o Governo do Estado e o Sebrae. “Nós consideramos o Amapá um parceiro estratégico em função dos blocos que nós possuímos na região da Bacia da Foz do Amazonas. Então, é certo que, com a parceria, muitas portas se abrirão e muitas oportunidades surgirão para ambos os lados”, comentou.

O governador Waldez Góes destacou as vocações e potencialidades do Amapá, agregadas à tecnologia, conhecimento e políticas públicas que estão sendo introduzidas no Estado. “Gás e petróleo são uma vocação em período de exploração e perfuração de poços ao longo dos próximos dois anos, gerando emprego e renda no Amapá”, afirmou.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Mateus Silva, também destacou o momento de integração com a participação das petrolíferas na Expofeira. “Essa visita nos traz a sinalização do quanto essas empresas estudam a viabilidade econômica e o quanto o Estado e a iniciativa privada estão dispostos a recebê-los, dentro da legalidade e do respeito ao meio ambiente”.

De acordo com o presidente, é importante incentivar esse ciclo que pode ser bem equilibrado e bem administrado pelo Estado e pelos demais responsáveis.

O chefe do Executivo estadual ainda reforçou a importância da parceria entre o Governo do Estado e o Sebrae, instituição preparada para as relações com as grandes empresas. “Esta parceria GEA e Sebrae é fundamental para o processo de desenvolvimento”, concluiu Waldez Góes.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!