Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governador Waldez Góes recebe representantes indígenas no Setentrião

A secretária extraordinária dos Povos Indígenas, Eclemida Macial, também participou do encontro.

Por Redação
31/10/2015 16h57
Caciques e representantes das comunidades indígenas do Amapá estiveram na manhã deste sábado, 31, reunidos com o governador Waldez Góes, no Palácio do Setentrião, para tratar de demandas relacionadas à saúde, educação, infraestrutura, assistência social e outros serviços de atenção básica. A secretária extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi), Eclemida Macial, também participou do encontro.

O governador ressaltou a importância do diálogo e o comprometimento do Estado com as causas indígenas, além da articulação com a bancada federal. Dentre os pedidos entregues a Waldez Góes estão a regularização do Programa Renda para Viver Melhor, da distribuição de óleo diesel para a geração de energia nas comunidades, o retorno do programa Luz para Todos, manutenção dos grupos geradores, construção de escolas, retorno das obras do Museu Indígena de Oiapoque, formação de professores, dentre outras ações.

O coordenador do Conselho de Caciques dos Povos Indígenas do Oiapoque (CCPIO), Gilberto Tapaná, disse que é imprescindível discutir as principais necessidades indígenas, pois somente no município de Oiapoque há cerca de 8 mil pessoas indígenas. “A quantidade de óleo que chega nas comunidades não supre nossas necessidades, por isso, precisamos da retomada do Luz para Todos. Também precisamos de melhorias nas aldeias, como reparo no Centro Comunitário da aldeia Kumenê”.

Representantes da comunidade do Parque Nacional de Tumucumaque também reiteraram pedidos para a educação como a contratação de diretores para as escolas, retorno da construção da unidade educacional - que há 3 anos está abandonada - formação de professores, além da manutenção da pista de pouso.

O governador lembrou que, ainda esse ano, será retomado no Amapá o programa Luz para Todos, em parceria com o governo federal. A intenção é garantir o acesso à energia elétrica gratuitamente para as pessoas que vivem no meio rural.

As obras do programa foram paralisadas no Amapá em 2010. Na época, a energia do Estado foi dada como universalizada à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Porém, após uma gestão junto à Aneel, foi revista a decisão.

O governo ainda está estudando, paralelemente, uma alternativa para descentralizar a distribuição do diesel, facilitando o acesso e o tempo de distribuição. Góes ainda se comprometeu a dar celeridade ao retorno das obras do museu, assim como das escolas.

Em relação ao programa Renda para Viver melhor, a secretária de Estado da Inclusão e Mobilização Social, Maria de Nazaré Farias do Nascimento, confirmou que está sendo realizada uma revisão do programa, entretanto, todos beneficiados ainda continuam ativos, em uma folha que totaliza a quantia de R$ 7 milhões.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!