Entrega de obras e anúncio de pavimentação marcam festa de 250 anos de Mazagão Velho
Foram inaugurados o Centro Histórico Cultural e salas de aula da Escola de Atendimento Infantil Vó Olga.
Tradicional 'parabéns' e o corte do bolo aconteceram em frente a igreja
A Vila de Mazagão Velho comemora nesta quinta-feira, 23, 250 anos de fundação. Uma vasta programação cívica, religiosa e cultural marcou a abertura das festividades. Representando o governador do Amapá, Waldez Góes, o vice-governador, Jaime Nunes, participou das atividades junto com os moradores e comitiva de autoridades federais, estaduais e municipais.
Nunes, em discurso, anunciou a pavimentação do Ramal do Carvão. Serão pouco mais de 2 quilômetros de asfalto. A programação é para que os serviços iniciem logo que encerrar o período de chuvas.
“Este é um anseio da comunidade que será atendido, beneficiando e melhorando o trajeto utilizado pelos moradores. A Secretaria de Estado dos Transportes [Setrap] já colocou o ramal como uma prioridade que será sanada, assim que o inverno passar”, afirmou.
Os pontos altos da programação foram as inaugurações do Centro Histórico Cultural "Rozecema Viana Barreto" e de duas salas de aula da Escola de Atendimento Infantil Educacional - Vó Olga. Os moradores também foram beneficiados com a entrega de uma ambulância nova para atendimento da comunidade.As construções foram possíveis por meio de convênios entre o Governo do Amapá e a Prefeitura de Mazagão. Um investimento em contrapartida do Estado, no valor de R$ 151.500,00 para a revitalização do Centro Histórico Cultural e de R$ 97.000,00 para construção de mais duas salas no Centro Vó Olga.
O prefeito de Mazagão, Dudão, destacou a relevância das obras para o desenvolvimento do município.
"Neste dia histórico em que Mazagão Velho completa 250 anos de fundação, a gestão municipal, em parceria com Governo do Estado, entrega obras importantes que vão fomentar e fortalecer a cultura e turismo da Vila de Mazagão Velho. Assim como as salas de aulas que também foram entregues e que irão garantir qualidade na educação das crianças da Vila", disse o gestor municipal.
Atualmente o morador mais antigo da Vila de Mazagão Velho, o aposentado Miguel Neves, 92 anos, falou, emocionado, do orgulho de viver naquela comunidade.“Nós conseguimos manter viva a tradição e a valorização histórica dos nossos antecedentes. É emocionante acompanhar toda a nossa trajetória rica, cultural e religiosa”, falou.
A programação iniciou às 6 horas, com uma alvorada festiva. Moradores e atletas participaram da primeira corrida em comemoração à Vila. Em seguida, aconteceu a missa solene na Igreja Nossa Senhora da Assunção. Um momento de fé e devoção. Entoado pela bateria da Escola de Samba Embaixada de Macapá, o tradicional “parabéns” e o corte do bolo aconteceram em frente a igreja.
O encerramento das atividades nesta quinta contará com shows da Banda Placa, Rogério e Cia, e Letícia Auolly. Todos no período da noite.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!