Estudante amapaense é premiado em feira na Indonésia por aplicativo terapêutico
Único brasileiro na competição, Matheus Pastana conseguiu medalha de bronze na categoria tecnologias.
Matheus e seu professor co-orientador, Pedro Souza.
Matheus Pastana atravessou o mundo para defender o Amapá em uma feira científica na Indonésia, apresentando um aplicativo que auxilia a saúde mental de estudantes de escolas de tempo integral no estado. Com o trabalho, ele conseguiu a medalha de bronze na categoria tecnologias, no Concurso Internacional de Tecnologia e Engenharia Científica (International Science Technology and Engineering Competition), e ganhou uma credencial para participar da
Associação da Indonésia de Jovens Cientistas (IYSA).
O jovem, de 15 anos, que é estudante da escola de tempo integral Tiradentes, chegou ao Amapá nesta semana e contou como foi positiva sua experiência em outro continente, com a troca de conhecimentos com estudantes de 14 países diferentes, sendo ele o único brasileiro na feira, e como foi a aceitação do projeto de saúde mental e a relevância do tema.
VEJA: Ganhando o mundo! Estudante do AP vai à Indonésia defender aplicativo terapêutico
“O projeto foi bem recebido. Estudantes da África do Sul até disseram que o trabalho era necessário no mundo todo, pois na região deles é comum o jovem se suicidar, e o aplicativo ajudaria no combate e prevenção”, relatou Matheus.
Agora, o objetivo de Matheus é tornar a escola Tiradentes o piloto do projeto, para depois expandir para as outras escolas de tempo integral.
“Vamos fazer uma área de experimento do aplicativo na escola, assim que estiver elaborado, e depois expandir para as demais escolas”, disse o jovem.
Sobre a Indonésia, o jovem comenta que foi bem estranho no início, com a adaptação à comida, ao clima, ao fuso horário, que é dez horas a mais que no Brasil.
“Foi uma experiência única conhecer diversos pontos de vista do nosso planeta e perceber que o Brasil tem diversos pontos ainda a melhorar”, finalizou.
Apoio
O Governo do Amapá garantiu a participação de Matheus e seu professor co-orientador, Pedro Souza, com as passagens, transporte, locomoção e hospedagem.
Sucesso na Feceap
Matheus apresentou o aplicativo pela primeira vez na Feira de Ciências e Engenharia do Estado do Amapá (Feceap), que é promovida pela secretaria de Estado da Educação, sob a gerência do Centro de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (CAAHS/Seed). O evento aconteceu em setembro de 2019 e reuniu 59 projetos de unidades de ensino dos estados do Amapá, Amazonas, Pará, Pernambuco, além dos países Paraguai e México.
IYSA
A Associação Indonésia de Jovens Cientistas (IYSA) é uma instituição que facilita os estudantes a desenvolver seu potencial no campo da ciência, tanto no mercado interno quanto no exterior.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!