Governo e Prefeitura de Macapá firmam convênio para atuação da PM no trânsito da capital
Na prática, os atos previstos na legislação de trânsito, que são de competência da CTMac, poderão ser realizados pela PM/AP, através do BPRE e do BPTran.
Com o convênio, trânsito na capital passa a ter a atuação da PM e CTMac em conjunto.
O Governo do Estado do Amapá (GEA) e a Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) assinaram nesta quarta-feira, 12, um convênio de cooperação técnica que permite à Polícia Militar do Amapá (PM/AP) atuar de maneira individual ou conjunta com a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), para a autuação e aplicação de medidas administrativas e o acompanhamento das operações de fiscalização no trânsito da capital. O ato envolve diretamente a PM/AP e CTMac.
“É um momento importante para a nossa capital, pois, possibilita um reforço nas ações de trânsito em nossa maior cidade e busca melhores resultados na diminuição da criminalidade e também em acidentes de trânsito”, destacou o vice-governador, Jaime Nunes.
O convênio também prevê que militares atuarão na central de videomonitoramento da cidade, que possui 22 câmeras, para reforçar o efetivo do setor. A parceria firma também que militares serão escalados para desempenharem as funções de agente de trânsito no Centro de Controle da CTMac.
O comandante geral do PM/AP, coronel Paulo Matias, destacou que o convênio vai possibilitar uma maior organização do trânsito em Macapá.
“Essa parceria é fundamental para um trânsito melhor e desde já informamos que nossos batalhões de trânsito receberam um reforço de 50 militares para o BPRE e 50 para BPTRan, que atuarão diretamente nessas ações nas ruas de Macapá e também nas estradas estaduais”, informou o comandante.
O diretor-presidente da CTMac, André Lima, enfatizou que o convênio envolve também o uso de equipamentos eletrônicos.
“Estamos disponibilizando a parte tecnológica, através de um link os militares poderão acessar nossas câmeras de monitoramento; além de estarmos dispondo aparelhos celular para que as atuações sejam feitas eletronicamente e isso, certamente, possibilitará termos uma cidade mais organizada”, disse.
Na prática, os atos previstos na legislação de trânsito, que são de competência da CTMac, poderão ser realizados pela PM/AP, através do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRan) e do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), nas atividades de fiscalização visando melhor eficiência e segurança aos usuários das vias públicas, observados os limites territoriais da cidade de Macapá e rodovias estaduais.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!