Sistema isolado de energia da Expofeira começa a ser testado
Três geradores termoelétricos com capacidade conjunta para 3,6 MW foram instalados no parque.
Três geradores termoelétricos com capacidade conjunta para 3,6 MW foram instalados no parque. Cada um possui potência de 1,2 MW. Desses, dois funcionarão permanentes dividindo a capacidade de atendimento entre 16h e 4h, o terceiro servirá de reserva caso algum apresente problemas.
Com os geradores funcionando na Expofeira, o evento não comprometerá o abastecimento da rede elétrica do Estado atendida pela Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA). Os equipamentos são suficientes para atender todo o evento. “É um sistema independente, com geração de energia própria. Caso venha faltar energia em algum ponto da cidade, o motivo não será a Expofeira”, esclareceu o secretário adjunto de Estado do Planejamento, Otávio Magalhães.
De acordo com Magalhães, essa medida de instalar um sistema próprio, foi avaliada devido a demanda de abastecimento do parque, que não é suportada pela CEA. Por isso, a necessidade dos geradores.
Os equipamentos são tecnologias de ponta. A empresa vencedora da licitação é a mesma responsável pela iluminação do Rock in Rio. No local, um computador controla todo o sistema de energia da feira.
A empreendedora Deise Pinheiro mora na Fazendinha e por muito tempo sofreu com falta de energia. “Estamos confiantes de que não vamos ter esse problema esse ano. A geração própria para a Expofeira é o que precisávamos”, afirmou.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!