Alunos da Escola Estadual Mario Andreazza participam de ação de saúde bucal
A ação é realizada em parceria com os acadêmicos da Faculdade Fama e do Centro Profissionalizante Graziela Reis de Souza.
Durante o dia, os estudantes receberam serviços de aplicação tópico de flúor supervisionado e orientação por meio de palestras sobre cuidados com a saúde bucal. Os atendimentos continuam na quinta-feira, 29, na quadra da escola, seguindo o mesmo horário do primeiro dia de realização. A ação é realizada em parceria com os acadêmicos de Odontologia dos últimos semestres da Faculdade Fama e do curso de Técnico de Saúde Bucal do Centro Profissionalizante Graziela Reis de Souza.
Com atividades lúdicas para o melhor entendimento dos alunos, os profissionais falaram da escovação e do cuidado com a higiene bucal, além de assistirem palestras sobre a importância de escovar os dentes após comer doces e ações simples e primordiais para a saúde bucal.
Outras questões também foram lembradas como a limpeza da língua e da troca regular das escovas de dente. Segundo a gerente do Nase, Cleide Dias, o núcleo já está planejando atendimentos em outras unidades educacionais. Ela afirma ainda que já está previsto também uma atenção especial para o ensino de Jovens e Adultos. “É uma ação importante para a vida do estudante e é uma preocupação constante do Nase em promover a saúde bucal”, afirmou.
A cirurgiã dentista e chefe da unidade odontológica da Seed, Renatta Monteiro, lembra que a atividade tem como principal objetivo a prevenção e explica que serão realizados os levantamentos epidemiológicos em alunos que apresentarem a necessidade de um atendimento especializado. Após o reconhecimento serão encaminhados ao consultório odontológico da Seed que está inserido nas dependências do órgão.
“Tudo começa na prevenção e com atividades nas quais os jovens consigam assimilar melhor a importância de escovar os dentes. As ações são uma oportunidade para verificarmos a real necessidade do atendimento especializado, já que se constatou, por relatos dos profissionais da educação, que quando o problema é apresentado pelo aluno, prejudica a aprendizagem”, reiterou.
A aluna Kaylane Barbosa Lima, 11 anos, se diz contente com a avaliação e as orientações dos formandos em odontologia, e afirma que este é um momento de conhecimento. “Gostei muito do atendimento e fui avaliada com resultado positivo. Recebi orientações de usar mais o fio dental e não deixar de escovar os dentes”, disse.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!