Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Amapá reduz casos de dengue e supera média nacional

Estado apresentou, no período de janeiro e fevereiro, uma redução de 83% nos casos. A região amazônica vai entrar no período chuvoso e a preocupação com o mosquito Aedes aegypti aumenta.

Por Redação
03/03/2020 17h00

Redução de casos de dengue no Amapá é maior do que a média nacional, segundo dados apresentados pelo Ministério da Saúde. A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) continua chamando a atenção para os cuidados com os criadouros do mosquito propagador de dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Esse período, com maior volume de chuvas e sol, são ideais para a proliferação do mosquito.

“Nos meses iniciais de 2020, entre janeiro e fevereiro, em comparação com 2019, o Brasil vem apontando para o aumento dos casos confirmados de dengue, em torno de 75%. Enquanto o Amapá, no mesmo período, apresentou uma redução de 83% nos casos”, explicou o enfermeiro Aldo Mauricio, técnico do Programa Estadual de Controle da Dengue (PECD).

A melhor forma para evitar as doenças é combater o mosquito, por meio da eliminação dos criadouros nas casas, trabalho e áreas públicas. O Aedes, vetor do vírus, prefere água parada e limpa; essa água pode ser encontrada em locais diversos, que vão de uma tampinha de refrigerante a um pneu no quintal.

“Nós, por exemplo, temos apenas 3 casos que foram confirmados esse ano, contra 17 que já haviam sido confirmados no mesmo período de 2019”, comparou o enfermeiro.

O trabalho da SVS é feito em parceria com as prefeituras, mas é necessário contar com o apoio da população. O superintendente, Dorinaldo Malafaia, reforça que a melhor forma de evitar o Aedes é não relaxar na prevenção.

“O Amapá tem alcançado números positivos de redução nos casos relacionados ao Aedes nos 16 município. As ações de controle e vigilância, apesar das particularidades da região amazônica, seguem por dois anos com baixa ocorrência de dengue, zika e chikungunya, portanto, é necessário redobrar os cuidados e não baixar a guarda”, destacou Malafaia.

Prevenção e proteção

- Utilize telas em janelas e portas, use roupas compridas – calças e blusas – e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas.

- Fiquem, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.

- Não deixe nenhum tipo de água acumulada, evitando, assim, criadouros do mosquito.

Cuidados

- Caso observe o aparecimento de manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, busque um serviço de saúde para atendimento.

- Não tome qualquer medicamento por conta própria.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!