Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

SVS realiza ação de vacinação contra sarampo em shoppings de Macapá

A vacina tríplice viral será ofertada entre os dias 5 e 8 de março, nos principais shoppings da capital com objetivo de ampliar a cobertura de imunização.

Por Redação
03/03/2020 20h21

As equipes da SVS estarão nos shoppings da cidade nos dias 5, 6, 7 e 8 de março, das 17h às 21h.

Shoppings de Macapá receberão ação de vacinação gratuita contra o sarampo. A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) contará com os técnicos da unidade de imunobiológicos, e em parceria com os centros comerciais participantes, Universidade Federal do Amapá e Faculdade Meta.

Nessa ação, a prioridade é imunizar crianças a partir de 5 anos de idade a adultos com até 59 anos. Devem tomar a vacina pessoas que nunca receberam a imunização ou que estão com a dose incompleta – já que é obrigatório duas doses –, sendo importante a apresentação da carteira de vacinação e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

O sarampo é um agravo que pode levar à morte, mas também pode ser evitado com a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

As equipes da SVS estarão nos shoppings da cidade nos dias 5, 6, 7 e 8 de março, das 17h às 21h.

Dia 5 – Vila Nova Shopping

Dia 6 – Macapá Shopping

Dias 7 e 8 – Amapá Garden Shopping

O objetivo da ação é facilitar o acesso à vacina, já que shoppings têm intenso fluxo diário de pessoas na capital.

Unifap monta posto de vacinação

A Universidade Federal do Amapá também participará das ações contra o sarampo com postos de vacinação montado no campus da instituição.

Estudantes, funcionários e comunidade em geral poderão procurar pela vacina. Os postos estarão abertos nos três turnos, nos dias 4, 5 e 6 de março; funcionando na cantina da universidade, DCET e bloco de enfermagem.

O que é o sarampo?

É uma virose e, como a maior parte das doenças de disseminação respiratória, é bem mais comum no inverno. A doença está bem controlada no Brasil e os casos que aparecem são importados ou secundários a importados.

Atenção aos sintomas: Tosse, coriza, injeção conjuntival e febre. Após poucos dias da contaminação aparecem erupções avermelhadas na pele, que iniciam no tronco.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!