Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Eu Decido! Estudantes da rede estadual aderem alistamento eleitoral

Projeto do TRE e Seed busca a participação de jovens eleitores nas práticas políticas do Amapá.

Por Redação
03/03/2020 21h00

Diversas ações serão realizadas nas escolas da rede estadual participantes do projeto.

Estudantes de 15 escolas da rede estadual de ensino participaram do lançamento do projeto “Eu Decido”, nesta terça-feira, 3, em Macapá. A iniciativa busca incentivar os jovens com mais de 16 anos e menores de 18 anos ao alistamento eleitoral.

A iniciativa é do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), no qual visa fomentar a participação do jovem eleitor na política.

O projeto criou um cronograma de atividades para ser desenvolvido nas escolas estaduais, incluindo palestras, emissão de títulos eleitorais e simulação de eleição para que os alunos estejam por dentro de como funciona a prática eleitoral.

Para quem tem mais de 16 anos e menos de 18 o voto é facultativo. Mas, o estudante Rodrigo da Silva Rodrigues destaca que o ato é um direito democrático que deve ser exercido por todos e o projeto vai ajudar os alunos a não ter dúvidas.

“A iniciativa é importante pra gente, principalmente por valorizar o nosso voto. Eu posso escolher quem vai me representar e, assim, fazer com que possa ter melhorias para as nossas escolas, por exemplo”, disse.

Para a secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, o exercício do papel democrático dos estudantes é também assunto fundamental que pode ser debatido nas escolas. Ela destaca a liberdade e o senso crítico para os estudantes.

“O projeto tem como papel despertar no jovem a vontade de participar da sociedade através da importância do seu voto, e a sala de aula se torna, então, o canal pelo o qual o aluno aprende a tomar suas decisões”, destacou.

Sobre o projeto

Uma das etapas do ‘Eu Decido’ será a realização de eleições temáticas nas 15 escolas da rede estadual em Macapá, onde os estudantes votarão para eleger temas importantes para sociedade, como educação, saúde, cidadania, lazer entre outros.

No dia 23 de março iniciam as inscrições das escolas participantes e a escolha dos temas para a eleição. A campanha e propaganda acontecem no período de 1º à 13 de abril, finalizando com a eleição no dia 15 do mesmo mês.

Após essas eleições, os temas mais votados serão apresentados em uma audiência pública com os candidatos à prefeitura de Macapá, com objetivo de apresentar quais pautas são prioridade para os jovens.

Segundo o presidente do TRE-AP, o desembargador Rommel Araújo, o objetivo do projeto é valorizar as propostas e a participação dos jovens no âmbito eleitoral e democrático, no qual forma cidadãos mais conscientes.

“Esses jovens são capazes de tomar decisões relevantes no quadro político do Amapá, então, é valorizando e incentivando o voto dentro da escola que vamos alcançar o desenvolvimento da nossa sociedade”, finalizou Araújo.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!