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Criança Alfabetizada: gestores da educação discutem a fluência da leitura

Seminário promovido pelo Governo do Estado abordou a Prova Amapá para secretários e coordenadores da rede municipal de ensino.

Por Redação
05/03/2020 17h35

Programa Criança Alfabetizada busca alfabetizar as crianças do Amapá na idade certa.

A fluência da leitura de alunos em fase alfabetização foi tema na 2ª edição do “Seminário Criança Alfabetizada”, promovido pelo Governo do Amapá. O evento iniciou na quarta-feira, 4, e encerrou nesta quinta, 5, em Macapá.

Participaram gestores da rede municipal de ensino, entre secretários e coordenadores. Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seed), a iniciativa discute o fortalecimento do programa Criança Alfabetizada e a aplicação da Prova Amapá.

De acordo com a titular da Seed, Goreth Sousa, todo o conteúdo discutido nos dois dias de programação ajuda desde as práticas em sala de aula até o planejamento por parte dos gestores das escolas e das secretarias de educação.

“Nosso objetivo é alfabetizar todas as crianças na idade certa. É isso que o programa Criança Alfabetizada traz. Precisávamos dessa mudança e de discutir a aprendizagem dos nossos alunos com responsabilidade e ação”, reforçou.

Prova Amapá

A Seed vai avaliar a fluência da leitura, através da prova, no período de 17 a 27 de março nas escolas das redes estadual e municipal. O público-alvo são estudantes matriculados no 2º ano do ensino fundamental.  

Os resultados possibilitam a discussão de estratégias para melhorar o processo de aprendizagem, desde as práticas em sala de aula até o planejamento por parte dos gestores e secretarias de educação.

Programa Criança Alfabetizada

Lançado pelo Governo do Amapá, o programa tem o objetivo de melhorar a qualidade do ensino básico e dos resultados de aprendizagem dos estudantes, trabalhando em regime de colaboração com as prefeituras.

São repassadas novas práticas pedagógicas e de gestão a todas as escolas da rede estadual e dos 16 municípios, aliadas a incentivos fiscais, para reforçar a aprendizagem dos alunos matriculados do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

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