Dia D: escolas mobilizam para reformulação do Projeto Político Pedagógico
Instituições de ensino têm até o dia 26 de junho para a implementação. Seed coordena a ação no Amapá.
Ação é coordenada pela Secretaria de Estado da Educação.
O próximo sábado, 7, será o “Dia D” de mobilização para as públicas da rede estadual que ofertam a educação infantil e o ensino fundamental discutirem os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP).
Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seed), que coordena a ação, o desenvolvimento do PPP é obrigatório e deve ser orientado conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Amapaense (RCA).
No Amapá, 394 escolas estaduais colocarão a disposição da comunidade os projetos pedagógicos. Instituições de ensino da rede municipal também participam A ideia é que a comunidade escolar e a população discutam juntos.
Cada estado tem a frente de trabalho chamada Pró-BNCC para o estudo da Base Nacional Comum Curricular. A coordenadora do grupo no Amapá, Marlúcia Fernandes, destaca que as escolas devem conhecer os alunos e prepará-los para os desafios.
“Damos o direcionamento para as lideranças escolares trabalharem com a comunidade a reformulação dos projetos, ouvindo e pontuando o que é prioridade para o estudante e o a vocação daquela escola. O documento é a identidade da escola”, explicou.
Mais de 360 profissionais da educação no Estado, entre eles coordenadores pedagógicos, gestores e técnicos das secretarias municipais passaram por formação visando à construção do documento.
A recomendação do Ministério da Educação (MEC) é que até o dia 26 de junho desse ano todas as escolas do estado tenham produzidos os projetos.
Projetos Políticos Pedagógicos
O PPP reúne propostas de ação concretas e aptas a serem executadas durante um período de tempo determinado. Além disso, o documento consagra a escola como local de formação de cidadãos conscientes, críticos, responsáveis e prontos a atuarem, individual e coletivamente, buscando novos rumos para uma melhor sociedade.
O projeto é construído em conjunto com as equipes escolares, que envolvem técnicos e a participação comunidade em geral, observando, obrigatoriamente, disposições que norteiam diretrizes pedagógicas com dados sobre aprendizagem, missão, plano de ação escolar e recursos.
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