Plano de Contingência para o Coronavírus: profissionais de saúde são treinados em Oiapoque
Governador Waldez Góes já oficializou comunicado ao Ministério da Defesa para mobilização do Exército e da Marinha que tem aparatos na região de fronteira.
Treinamento faz parte do Plano de Contingência do Estado.
Oiapoque – Profissionais de saúde iniciaram nesta sexta-feira, 6, um treinamento voltado ao Plano de Contingência para o novo Coronavírus, protocolo elaborado em janeiro pelo Governo do Amapá e aprovado junto ao Ministério da Saúde.
Na quarta-feira, 4, o consulado francês comunicou oficialmente cinco casos confirmados da doença, o que deu início imediato as ações de enfrentamento de uma eventual chegada do vírus ao Amapá.
A capacitação dos profissionais de saúde faz parte desse protocolo. Epidemiologistas, infectologistas e biomédicos são orientados de como proceder diante das classificações de casos: suspeitos, confirmados, descartados e excluídos.
A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) destaca que o Amapá não tem registros de casos suspeitos e nem confirmados do novo coronavírus. O Governo do Estado garantiu reforço no monitoramento e já está atuando juntamente com o Exército e Marinha do Brasil que integram a rede de vigilância e monitoramento.
“O profissional de saúde deve ser o primeiro a tranquilizar a população para não gerar pânico, com medidas necessárias para prevenção ao vírus, que constam no Plano de Contingência”, disse superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia.
Além do treinamento, o Hospital de Oiapoque recebe reforço com equipamentos e passa por adequações para atender pacientes que deem entrada com sintomas da doença. Uma sala de isolamento já está preparada na unidade.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!