Coronavírus: vigilância é reforçada na fronteira com núcleo para investigação de eventuais suspeitas
Núcleo Epidemiológico é responsável por ações de vigilância permanente para pacientes internados ou atendidos no Hospital Estadual de Oiapoque.
Diretor do Hospital de Oiapoque, Reginaldo Suares e a gerente do Núcleo da SVS assinam a portaria que cria o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia.
O Governo do Amapá implantou um Núcleo Hospitalar de Epidemiologia no Hospital Estadual de Oiapoque, município a 600 km de Macapá, na fronteira com a Guiana Francesa, onde 5 casos do novo coronavírus estão confirmados. O Amapá não tem nenhum registro de suspeitas.
A medida possibilitará ações de vigilância, como investigações de suspeitas e eventuais notificações de doenças no ambiente hospitalar, entre elas o novo coronavírus (Convid-19).
A ação faz parte do Plano de Contingência ativado pelo Estado desde a última quinta-feira, 5, no munícipio. Uma equipe composta por profissionais da Secretaria de Estado da Saúde e da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), esteve no município para dar aos profissionais locais orientações e protocolos de como proceder em casos suspeitos da doença.
“Agora temos profissionais orientados, um protocolo estabelecido e um conjunto de informações em contato direto com a equipe da capital”, explicou o Superintende de Vigilância em Saúde, Dorinaldo Malafaia.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!