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GEA fortalece setor primário a partir da pavimentação da Rodovia AP-340

O trabalho faz parte do Plano Rodoviário Estadual, incluso no pacote do Plano de Investimento em Infraestrutura, lançado em setembro pelo governo.

Por Redação
27/10/2015 10h10
O crescimento do setor primário, no interior do Amapá, foi o ponto principal destacado pelo governador Waldez Góes, durante a visita técnica que ocorreu nesta terça-feira, 27, à obra de pavimentação da Rodovia AP-340, no trecho que liga Macapá a Itaubal do Piririm. O trabalho faz parte do Plano Rodoviário Estadual, incluso no pacote do Plano de Investimento em Infraestrutura, lançado em setembro pelo governo.

A obra inicia no entroncamento da Rodovia AP-070 com a AP-340, compreendendo a região da Pedreira até a entrada do município de Itaubal. Em discurso, o gestor frisou que, a partir da finalização da obra, haverá o fortalecimento e expansão do agronegócio (plantação de soja e milho) e da agricultura familiar, além do escoamento mais ágil da produção local para outras regiões.

“Essa é uma área próspera para a economia do Amapá, pois tem uma grande região de cerrado que é ideal para as lavouras. Essa obra também tem um papel social, pois beneficia as comunidades localizadas neste trecho. A partir da finalização deste trecho, vamos dar continuidade ao trabalho para que até o ano que vem a pavimentação chegue a Cutias do Araguari”, declarou.

Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Amapá (Aprosoja), Daniel Sebben, a produção de soja no Amapá, apenas em 2015, corresponde a uma área de 15 mil hectares que pode triplicar com a finalização da obra.

“Isso representa que os produtores terão acesso aos insumos e que ajuda no escoamento do produto. O setor em que atuamos é dependente do transporte e uma construção desse tipo viabiliza qualquer atividade desse segmento na região”, disse.

Dados

Ao todo, serão 21,25 km de pavimentação no trecho que vai abranger os municípios de Macapá, Ferreira Gomes e Itaubal. A obra é orçada em R$ 36, 7 milhões, oriundos do financiamento realizado pelo governo junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O secretário de Estado de Transportes, Odival Monterrozo, informou que 118 máquinas estão atuando na obra e que cerca de 300 empregos diretos e indiretos foram gerados. Segundo o gestor, os trabalhos estão divididos em cinco frentes e o clima seco da região tem contribuído para o avanço das atividades.

“Estamos na fase de terraplanagem, que por sinal está bem adiantada. Posteriormente vamos avançar na drenagem, capa asfáltica, sinalização, obra de arte e meio-fio, para que até janeiro de 2016 o tráfego nesse trecho tenha a segurança necessária”, concluiu.

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