Professores da rede pública recebem formação para trabalhar escrita e leitura de alunos do ensino básico
A formação segue um cronograma estabelecido pelo Programa Criança Alfabetizada.
O Estado elaborou um cronograma da formação para esses professores com um período de sete encontros formativos de 8 horas, que acontecerão entre os meses de março e outubro.
Escrita e a leitura: esse é o foco dos professores da rede pública de ensino estadual de Macapá que iniciaram nesta quinta-feira, 12, a formação para trabalhar com os estudantes das séries iniciais da educação básica. O objetivo é melhorar os índices educacionais em âmbito estadual e federal. A ação faz parte do Programa Criança Alfabetizada.
Formadora no Programa Criança Alfabetizada, professora Michele Oliveira, destacou que capacitar professores é garantir que a educação básica do estado alcance índices educacionais ainda mais altos.
“A nossa formação é através de consultores em encontros com pautas formativas e voltadas para o ciclo de alfabetização e letramento. Após isso, passamos a contribuir na formação desses professores alfabetizadores que lidarão com as séries iniciais do ensino básico no propósito de melhorar os índices de alfabetização do nosso estado e no Ideb”, disse Michele Oliveira.
De acordo com a Coordenadora de Desenvolvimento e Normatização de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Cristiane Vilhena, o Estado elaborou um cronograma da formação para esses professores com um período de sete encontros formativos de 8 horas, que acontecerão entre os meses de março e outubro.
“São sete encontros formativos onde contamos com uma equipe de formadores locais que receberam formação específica. Após a formação, nós acompanhamos esse professor dentro da escola para ver se ele consegue colocar em prática o que aprendeu. O resultado de tudo isso teremos através das avaliações externas”, explicou Cristiane Vilhena.
Em cada encontro realizado com os professores, um coordenador com o auxílio dos formadores, busca articular com o município, junto aos secretários municipais de educação, o engajamento das redes municipais na formação do professor.
O foco da primeira e segunda formação aplicada aos professores é a psicogênese da escrita, que trata da origem ou descoberta da escrita pelas crianças, antes mesmo delas se tornarem leitoras.
Professora nas Escolas Estaduais Irineu da Gama Paes e Nelita Góes, no bairro Congós, zona Sul de Macapá, Cynthia Amaral acredita que a aplicação das metodologias aprendidas nas formações fazem com que os professores percebam a melhora em seus alunos.
“Estamos recebendo essa formação desde o ano passado. Hoje, ainda que pese algumas discussões com os colegas acerca da metodologia de ensino, forma de trabalho e condições das escolas, essa capacitação é o ponto mais importante. O professor que aplica esses conhecimentos de fato, conseguirá perceber a melhora em seus alunos”, concluiu a professora.
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