Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

COVID-19: SVS realiza triagem e abordagem educativa em aeroporto

Passageiros que desembarcam na capital passam pelo procedimento de aferição de temperatura e são orientados com medidas preventivas.

Por Redação
19/03/2020 17h01

Medida preventiva faz parte do plano de contingência do Governo do Estado.

Como parte do plano de contingência do Estado, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) realiza o procedimento de triagem e abordagem educativa no Aeroporto Internacional de Macapá – João Alberto Alcolumbre.

Coordenado pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coesp), do Governo do Estado, a ação vai ocorrer todos os dias. A ação envolve médicos, militares da Defesa Civil, enfermeiros e técnicos da área epidemiológica.

Nesta quinta-feira, 19, passageiros que desembarcaram na capital passaram por aferição de temperatura, com termógrafos especializados. Eles também foram orientados a tomarem medidas preventivas contra ao novo coronavírus.

No aeroporto, o procedimento inicia ainda na porta do avião, com os informes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) relacionados a triagem que será realizada no salão de desembarque de forma individual.

Ao desembarcar, se o passageiro apresentar temperatura acima da média (36,5º) será encaminhado para a sala de triagem, onde será feita uma avaliação mais específica dos sintomas da doença.

No fim, os passageiros participaram da ação educativa, feita por técnicos da SVS com a distribuição de panfletos informativos e orientações gerais sobre como identificar os sintomas, buscar atendimento e evitar possível contágio.

“Estamos acompanhando todos os voos e amanhã vamos estar às 5h na rodoviária, no horário de entrada e saída dos ônibus, assim como no porto hidroviário também”, ressaltou superintendente SVS, Dorinaldo Malafaia.

Fronteiras fechadas

O presidente da República, Jair Bolsonaro, atendeu à solicitação do governador do Amapá, Waldez Góes, e autorizou o fechamento da fronteira com a Guiana Francesa – onde 11 casos do novo coronavírus (COVID-19) foram confirmados.

Góes solicitou providências desde o dia 4 de março, quando fez o mesmo pedido ao Ministério da Defesa. Na ocasião a Guiana Francesa havia confirmado os primeiros casos. Na quarta-feira (18), o governador amapaense decidiu reiterar o pedido diretamente ao presidente Bolsonaro.

Em resposta, o Planalto publicou nesta quinta-feira (19) a portaria que regulamenta o fechamento terrestre e fluvial com a Guiana Francesa e outras seis fronteiras: Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana, Paraguai e Peru. O fechamento não vale para aeroportos.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!