Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Covid-19: 2ª remessa de amostras é enviada para análise e diagnóstico

Avião da Segurança Pública do Amapá decolou às 6h30 do Aeroporto de Macapá em direção a Belém (PA), onde as amostras serão entregues ao Instituto Evandro Chagas.

Por Redação
21/03/2020 10h27

Gelmires de Queiroz, do Laboratório Central do Amapá (Lacen) e capitão Jean Silva, piloto da aeronave

O Governo do Estado do Amapá (Gea) enviou, na manhã deste sábado (21), a segunda remessa de amostras coletadas de pacientes do Amapá com suspeita de terem contraído o novo coronavírus (COVID-19).

O material biológico foi levado no avião Cessna 210 da Segurança Pública do Amapá até Belém (PA), onde serão entregues no Instituto Evandro Chagas (IEC), o mais próximo dos 4 credenciados pelo Ministério da Saúde para fazer o diagnóstico da doença.

Nesse segundo malote foram enviadas 21 amostras coletadas pelos serviços de saúde do município e entregues ao Laboratório Central do Amapá (Lacen).

O diretor executivo de vigilância laboratorial do Lacen, Gelmires de Queiroz, explicou o procedimento.

“O processo tem que ser rápido, porém, para a segurança e a tranquilidade, não pode ser atropelado. O boletim de ontem fechou com 39 casos suspeitos, mas não foi possível preparar todas as amostrar para estarem nesse voo. O prazo de até sete dias foi cumprido”, explicou o biomédico.

O prazo dado pelo IEC para os resultados dos exames segue sendo de até sete dias. Entretanto, a dinâmica dos procedimentos dentro da força-tarefa nacional de enfrentamento ao COVID-19 tem sido grande, e podem ocorrer alterações.

O Governo do Amapá busca alternativas para que o diagnóstico possa ser dado mais rapidamente e que os exames possam ser feitos aqui mesmo no Estado do Amapá. Antes disso, um novo envio de amostras ao IEC deverá ocorrer.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: