Sistema isolado de energia elétrica da Expofeira começa a funcionar
Dois deles funcionarão permanentemente e um terceiro ficará para a reserva técnica de energia.
Com capacidade conjunta para 3,6 MW de energia, os três geradores termoelétricos – de 1,2 MW de potência cada – já estão instalados no parque. Dois deles funcionarão permanentemente e um terceiro ficará para a reserva técnica de energia.
Segundo a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Tesouro (Seplan) – órgão responsável pela Concorrência Pública que selecionou a empresa contratada –, nesta segunda-feira, 26, foi feita a montagem eletromecânica das máquinas. O passo seguinte é fazer o condicionamento (fase de testes), e ajustar os equipamentos à rede de distribuição do parque, cuja manutenção foi feita em parceria com os técnicos da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA).
“É importante frisar que a energia da Expofeira advém de um sistema isolado, ou seja, ele não tem conexão com a rede de distribuição do entorno, por isso não há como consumir energia ao redor do parque”, reforçou o secretário-adjunto de Planejamento, Otávio Augusto Magalhães.
Segundo ele, antes da decisão pelo certame de compra de energia termoelétrica, o Estado consultou a CEA acerca da Expofeira ser iluminada pelos mesmos alimentadores que levam energia àquela área da cidade. Mas, a companhia descartou a possibilidade por risco de sobrecarga.
A mesma multinacional responsável pela iluminação do Parque dos Atletas, onde ocorreu o Rock in Rio deste ano, venceu a concorrência pública no Amapá por R$ 1,6 milhão para prestar os serviços de geração de energia elétrica durante 10 dias da Expofeira, garantindo a iluminação do parque, instalação de transformadores e manutenção da rede de distribuição.
“Os equipamentos são de ponta, são projetados para consumir o mínimo de combustível possível com maior rendimento”, completou o secretário-adjunto.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!