Horta da 51ª Expofeira vai demonstrar cultivo orgânico na agricultura familiar
O objetivo é acabar com o uso de agrotóxicos e produtos químicos nas plantações da agricultura familiar.
Na horta foram cultivadas espécies como a cebolinha, alface, rúcula e coentro. Para manter o espaço são utilizados adubo e fertilizante orgânicos, feitos a partir de produtos naturais como esterco, capim, cascas de mandioca, alho e cebola.
Esses produtos orgânicos são adquiridos através de processo de compostagem que melhoram as plantações através dos nutrientes fornecidos e sem aditivos químicos. O adubo natural supre as deficiências do solo tornando a hortaliças mais resistentes e saudáveis. Os recursos utilizados são encontrados na própria fazenda, gerando um ciclo de produção auto-sustentável.
Para iniciar o plantio de uma horta orgânica o investimento é maior, principalmente de mão de obra. Porém a longo prazo a alternativa apresenta bons resultados, principalmente na qualidade do produto, além do lucro, pois as hortaliças livres de veneno possuem mais valor.
O Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá acompanha 400 famílias no entorno de Macapá e Santana que aderiram cultivo orgânico. Alguns utilizam apenas parte das práticas, outros aderiram totalmente. “Temos produtores que possuem toda a produção orgânica e que a renda aumentou depois disso, pois a procura é maior, devido as boas práticas utilizadas”, informou o coordenador técnico Eli Silva.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!