Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

COVID-19: saiba as medidas e benefícios emergenciais para amenizar efeitos da pandemia

Novas frentes de coletas para exame e prorrogação de concursos públicos estão entre as providências.

Por Redação
30/03/2020 11h00

Novas medidas foram anunciadas pelo governador neste domingo, 29, em live nas redes sociais

Na próxima quinta-feira, 2, o governador do Amapá, Waldez Góes, vai se reunir com prefeitos, profissionais da saúde e vigilância sanitária para analisar a possibilidade do decreto de restrições ser prorrogado.

Até a manhã desta segunda-feira, 30, 8 casos, todos na capital, haviam sido confirmados no Estado, que também tem 320 suspeitas em análise.

Até a quinta-feira, o governo prosseguirá com as medidas emergenciais e execução de ações para amenizar os efeitos causados pela pandemia coronavírus (covid-19). Novas medidas foram anunciadas pelo governador neste domingo, 29, em live nas redes sociais. Uma delas é a prorrogação da validade dos concursos públicos das polícias Civil e Militar.

Coleta de exames

O Laboratório Central do Amapá (Lacen) iniciou exames para diagnóstico da COVID-19. Um laboratório particular contratado pelo governo do estado também fará as análises.

Além disso, está mantido o envio de amostras de coletas ao Instituto Evandro Chagas, no Pará, que atende toda a Amazônia e parte do estado do Nordeste. O governador disse ainda que o governo está incentivando a Universidade Federal do Amapá (Unifap) para que coloque seu laboratório como uma das frentes de coleta.

Teste rápido

Com recursos do tesouro estadual foram comprados 25 mil kits de testes rápidos, passíveis a contra prova, que serão disponibilizados aos profissionais da saúde estadual e municipais; vigilância sanitária; segurança pública; entre outros; possibilitando o rastreamento social de forma segura e com rapidez no diagnóstico.

O chefe do executivo também já autorizou a compra de mais 25 mil kits de teste rápidos para frentes de coleta em barreiras de estradas, portos e aeroportos.

Centro de tratamento intensivo

Será instalado essa semana o Centro de Assistência e Tratamento Intensivo para atender possíveis casos graves que necessitarem de isolamento hospitalar. O centro terá capacidade para 23 leitos, sendo 13 de tratamento intensivo e 10 de tratamento clínico. O governo já se antecipou junto a bancada e governo federal, solicitando auxilio para equipar mais dois centros no mesmo padrão, caso seja necessário.

A estrutura já começou a ser montada no Centro de Doenças Transmissíveis, que fica dentro da área interna do Hospital de Clínicas Alberto Lima, em Macapá.

Equipamentos

Já estão sendo distribuídos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos profissionais de saúde, como macacões especiais, máscara e luvas.

Além disso, o governador autorizou o aluguel de um local para hospedagem dos profissionais de saúde que atuarão na média e alta complexidade, se porventura acontecer um agravamento nos casos de coronavírus no estado. A medida visa resguardar a saúde desse profissional e de seus familiares.

Providências socioeconômicas

Será enviado para aprovação da Assembleia Legislativa (Alap) um projeto de lei que garante auxílio financeiro para cerca de 31 mil famílias que estão em situação de vulnerabilidade e não recebem nenhum benefício social (bolsa família ou renda para viver melhor), mas estão na lista de espera do Cadastro Único (CadÙnico). O recurso será investido para garantir as necessidades básicas destas famílias como alimentação, higiene pessoal e limpeza doméstica.

O Governo do Amapá vai custear a estadia de 70 pessoas em situação de rua em um hotel no centro da cidade, para se fazer cumprir medidas sanitárias e resguardar a saúde dessa população.

A medida será posta em prática através de um convênio com o município, no valor de R$ R$ 137 mil, aproximadamente, que garantirá a esses cidadãos o direito a leitos individuais, serviços de limpeza, kits de higiene, alimentação e apoio de profissionais da saúde, segurança e assistência social. A adesão será feita de forma voluntária, após conhecimento e aceitação de regras de funcionamento do ambiente.

Tarifa social

Outra medida de compensação socioeconômica é o pagamento da conta de água e luz para famílias cadastradas na Tarifa Social. No caso do consumo de energia, a medida valerá para as famílias  cadastradas na Tarifa Social que consumirem até 220 quilowatts.

Também estão sendo fabricados 30 mil frascos de 200ml de álcool gel para abastecer a rede pública de saúde;

Desinfecção

Em parceria com o Exército Brasileiro e prefeituras, o Estado está realizando a desinfecção de unidades hospitalares e algumas áreas de grande circulação de pessoas. O trabalho já foi feito no Hospital de Emergências, no sábado (28), e no Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL), nesta segunda-feira (30).

Estão no cronograma também: Pronto Atendimento Infantil (PAI); Maternidade da Zona Norte,UBS Lélio Silva; Rodoviária; Feira do Novo Horizonte; Feira do Marabaixo; Feira do Pescado ( bairro Perpétuo Socorro); Feira da 13 de setembro e Feira do Centro de Macapá.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!