Investimento: Hospital de Emergência e de Clínicas passam a ter tomógrafos
Equipamentos darão maior comodidade e rapidez no diagnóstico de pacientes.
Todo o processo de instalação, que inclui ainda o treinamento das equipes que irão manusear as máquinas, deve ser concluído em 10 dias.
O Hospital de Emergência (HE) e o Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal) passam a ter um tomógrafo cada para a realização de exame em pacientes internados. Hcal usará o equipamento também para atendimento ambulatorial.
Todo o processo de instalação, que inclui ainda o treinamento das equipes que irão manusear as máquinas, deve ser concluído em 10 dias.
Devido aos casos confirmados do novo coronavírus (COVID-19), em que o exame de tomografia é essencial para auxiliar no diagnóstico clínico da doença, foi dada prioridade para a instalação do tomógrafo do Hospital de Emergência, apontada como porta de entrada para pacientes que desenvolverem alguma complicação da doença.
Os equipamentos apresentam tecnologia líder de mercado, proporcionando imagens nítidas, assegurando diagnósticos rápidos e precisos em todas as regiões do corpo e com uma dose de exposição à radiação menor.
Reforço na Rede de Apoio e Diagnóstico
O Governo do Estado tem investido no fortalecimento da rede de apoio e diagnóstico, além dos dois tomógrafos, ainda foram alugadas cinco Centrais de Revelação (CRs) e um arco cirúrgico, também conhecido como intensificador de imagem.
As centrais – equipamentos responsáveis por digitalizar as imagens feitas pelos tomógrafos e raio-x durante os exames – já foram instaladas no Hcal, HE, Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) e Hospital Estadual de Santana (HES).
Usado principalmente em cirurgias ortopédicas, o intensificador permite obter imagens em movimento das estruturas internas de um paciente em tempo real, sem a necessidade de aguardar a revelação ou impressão. O aparelho será instalado no Hospital de Clínicas.
Os equipamentos foram alugados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), através da adesão a uma Ata de Prestação de Serviços. A empresa é responsável pela manutenção dos aparelhos, ou substituição, em caso de danos, a cada dois anos.
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