Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Escola de Laranjal do Jari cria alternativa para dar continuidade às atividades do ano letivo

Livros didáticos, materiais fotocopiados e atendimento via celular são disponibilizados aos pais e responsáveis de estudantes da escola Santo Antônio do Jari.

Por Redação
07/04/2020 17h51

O material produzido é disponibilizado na escola para que os pais ou responsáveis façam a retirada.

Em tempo de isolamento social por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19), a escola estadual Santo Antônio do Jari adaptou suas estratégias pedagógicas para dar continuidade ao ano letivo de 2020. Pais e responsáveis pelos estudantes recebem as atividades escolares para que os alunos possam fazer em casa.

A escola fica localizada no município de Laranjal do Jari e atende cerca de 370 estudantes do Ensino Fundamental I, do 1° ao 5° ano. A equipe escolar idealiza as atividades após reuniões feitas por meio de aplicativo de mensagens e redes sociais. O cronograma contempla uma série de ações até o final de abril.

"Além de aproximar os alunos da escola e da família, serve também para proteger a todos nesse período de quarentena. Esse foi o meio encontrado para continuar desenvolvendo a educação do nosso aluno, mesmo todos estando em casa", reforçou a diretora escolar Socorro Moraes.

O material produzido é disponibilizado na escola para que os pais ou responsáveis façam a retirada. Tudo é separado de acordo com a série do estudante, para evitar aglomerações. Nesse momento, os professores aproveitam para orientá-los e tirar dúvidas. Quem preferir, pode contatar os professores por meio de mensagens de celular.

Nesse momento são os pais ou responsáveis dos estudantes quem auxiliam a realização das atividades. Para a autônoma Ana Loudes Azevedo, mãe da aluna Sayuri Azevedo, aluna do 4° ano, o momento também é para aprender junto com a filha.

"Nesse momento somos nós, pais, que ajudamos os filhos a irem atrás do conhecimento. A gente ensina e aprende com eles, quando surgem as dúvidas, vamos tirar com o professor que está sempre disponível para nos ajudar, pelo celular. Tudo isso cada um em sua casa", relatou a mãe.

A dona de casa Clenilda Lima, mãe do Renan Souza, reforça o atendimento online pelos professores nesse período.

"A metodologia usada pela escola é excelente. Mesmo distante os professores auxiliam as crianças nas atividades e é essa interatividade que a gente precisa nesse momento", disse a mãe.

Os livros didáticos fornecidos pela escola são fundamentais nesse processo. Além das atividades xerocopiadas disponibilizadas, os pais também recebem sugestões de jogos, livros e filmes educativos, e podem compartilhar através de uma roda de conversa online como as atividades são desenvolvidas em casa.

“Nossas atividades são diversificadas. Os pais estão super dando apoio para gente. Nossa comunicação é constante. Tem dia que os pais mandam mensagens e enviam até áudios dos filhos dizendo que gostaram do exercício e que também sentem falta da escola. Essa cooperação é fundamental para o sucesso da ação”, reforçou a professora Elizete dos Santos.

Assessoramento as Equipes Gestoras

Com a conclusão das capacitações online promovidas pela Secretaria de Educação em seu canal do YouTube, a Seed iniciou o assessoramento técnico às equipes gestoras, também de forma online, a partir da última sexta-feira, 3 de abril. O objetivo do assessoramento é esclarecer dúvidas quanto ao plano de ação que as escolas estão produzindo para as atividades nos dias sem aulas presenciais, bem como as estratégias que serão adotadas após o retorno da suspensão.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!