Nova etapa: Estado intensifica construção da ponte sobre a Lagoa dos Índios
Trecho da Duca Serra está sendo preparado para receber tubos de grandes dimensões, que formarão os pilares da estrutura.
Escavação abre espaço para a inserção de tubulões de ar comprimido
Com o desvio do tráfego de veículos para pistas provisórias, o Governo do Estado deu continuidade a construção da nova ponte da Lagoa dos Índio, na Rodovia Duca Serra (AP-020), zona oeste de Macapá.
Agora, a Secretaria de Estado de Transporte do Amapá (Setrap) realiza a etapa denominada de infraestrutura ou fundação.
Esse processo consiste primeiramente na escavação do solo para a inserção de tubulões de ar comprimido abaixo do nível da água – um tipo de fundação profunda. Com uma espécie de grande forma de metal, os pilares da ponte são moldados com madeira, concreto e ferragens, formando as bases da estrutura.
Paralelamente a isso, outra equipe da Setrap atua na confecção das ferragens que serão utilizadas nessas primeiras etapas. O trabalho é realizado em um canteiro montado no local da obra.
“Nessa fase nós preparamos o solo e erguemos as estruturas de sustentação da ponte. Aqui vamos repetir todas as fases que executamos no outro lado da pista, onde o fluxo de veículos foi liberado de maneira provisória”, explicou o Secretário de Transporte, Benedito Conceição.
Após isso, a base plana da nova ponte começará a ser erguida.
Sobre a obra
A nova ponte sobre a Lagoa dos Índios terá 50 metros de comprimento e 26 metros de largura, com quatro pistas de rolamento.
O projeto, que faz parte da duplicação da Duca Serra, também prevê que todo o entorno da estrutura seja revitalizado, com a construção de ciclovia, área de contemplação, acostamento, serviços de sinalização e iluminação.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!