Plataforma online auxilia estudantes da rede pública na preparação para o Enem 2020
Escola Virtual do SigEduc é utilizada para aulões virtuais com os estudantes do terceiro ano do ensino médio.
É através da Escola Virtual do SigEduc que professores disponibilizam conteúdos curriculares e interagem com os alunos através de vídeo-aulas gravadas ou ao vivo.
Os aulões da Central do Enem hoje estão no ambiente virtual em web-conferências, que, assim como antes, também ficam lotadas de estudantes conectados. Através da ferramenta Escola Virtual do Sistema de Gestão da Educação (SigEduc), escolas realizam revisões de conteúdo para os alunos que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio em 2020.
De acordo com a Secretaria de Educação (Seed), diante das medidas adotas durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), como o isolamento social, é através da Escola Virtual do SigEduc que professores disponibilizam conteúdos curriculares. A plataforma permite interagir com os alunos através de vídeo-aulas gravadas ou ao vivo, encaminhar comunicados, realizar simulados, entre outros.
“A Escola Virtual do SigEduc estava disponível para os professores fazerem uso, porém era um recurso que não era utilizado. Agora aproveitamos a ferramenta para dar continuidade aos estudos desses alunos”, destacou a secretária adjunta de Políticas da Educação da Seed, Neurizete Nascimento.
Clever Barbosa do Nascimento, estudante do terceiro ano do ensino médio, conta que a interação na plataforma do SigEduc tem sido uma experiência muito boa e ressalta a importância da preparação para o Enem mesmo neste período de pandemia.
“Estou gostando bastante das aulas em videoconferência, porque é a oportunidade do aluno ter contato com o professor que irá repassar o conhecimento sobre os assuntos. Consigo me planejar para estudar e dobrar o tempo de estudo para o Enem 2020”, pontuou o jovem.
Na Escola Estadual de Gestão Compartilhada Militar Antônio Messias, 76 dos 90 alunos do terceiro ano do ensino médio acompanham as videoconferências com aulas preparatórias direcionadas para o Enem. O capitão da Polícia Militar Kledson Barbosa, diretor da escola, fala que já desenvolviam um trabalho específico para o Exame e que agora está sendo adaptado à plataforma digital.
“Desde 2017, a escola desenvolve o projeto para o Enem, onde ofertamos aulas especificas direcionadas à realização do exame. Nesse momento, adotamos as web-conferências onde os professores ministram aulas ao vivo, interagindo com os estudantes de forma virtual. Nosso percentual de participação dos estudantes é de 75%”, reforçou Barbosa.
“A relação dos alunos com essa nova ferramenta tecnológica tem se dado de forma tranquila. Nós oferecemos vídeos aulas com a participação dos estudantes, podendo ser acessadas em momentos posteriores. Isso é a escola pública tentando se reinventar neste momento atípico da nossa história”, disse a professora Rosilene Leite.
Central do Enem
O programa Central do Enem, que atende estudantes e egressos da rede pública aptos a prestarem o exame e comunidade em geral, divulgou que a partir desta semana irá lançar vídeo-aulas produzidas pelos professores que atuam no projeto. Esses vídeos serão publicados no canal da Seed, no YouTube.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!