Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Amapá recebe 75 mil unidades de EPIs para enfrentamento a Covid-19

Material é doação da Associação Beneficente Síria e do Hospital do Coração.

Por Redação
25/04/2020 15h05

São quase duas toneladas de itens que vão proteger os profissionais da linha de frente da Saúde. São quase duas toneladas de itens que vão proteger os profissionais da linha de frente da Saúde.

O Governo do Estado recebeu 75 mil unidades de equipamentos de proteção individual, além de 54 Trackcare, que é um sistema fechado de aspiração, espécie de sonda, e 54 filtros Hepa, tecnologia que purifica ao ar.

São aproximadamente duas toneladas de EPIs que foram doados pela Associação Beneficente Síria e pelo Hospital do Coração (HCor) para reforçar o enfrentamento a Covid-19 no Amapá. São:

  • 15 mil toucas descartáveis
  • 15 mil luvas descartáveis
  • 15 mil máscaras descartáveis
  • 15 mil aventais descartáveis
  • 15 mil sapatilhas propés descartáveis

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ressalta dificuldades de aquisição dos materiais, incluindo a Trackcare e filtros Hepa, devido à falta no mercado local e em também em todo o Brasil. A doação chegou no estado na quinta-feira, 23.

Os itens são essenciais de proteção viral e bacteriológico para os profissionais que prestam assistência direta aos pacientes em ventilação mecânica e que tem o diagnóstico de Covid-19.

Essa doação é fruto de articulação por parte de profissionais da Sesa. O Hcal faz parte de um projeto chamado QualiSUS, há um ano, onde é feita uma consultoria disponibilizada pelo Hospital do Coração.

“Nós falamos das dificuldades de aquisição de EPIs por conta da pandemia, e o Hcor muito sensível, nos doou esse material que vai ajudar na ampliação da a assistência do estado”, comentou o diretor do Hacal, Juan Mendes.

A Sesa abaste os hospitais com EPIs para garantir a segurança dos servidores que trabalham no enfrentamento da Covid-19 e recomenda o uso racional para assegurar o acesso a todos os profissionais.

“A doação vai nos ajudar a garantir que os profissionais que estão na linha de frente no atendimento ao paciente com Covid-19 trabalhem seguros, apesar da escassez no mercado”, ponderou o titular da Sesa, João Bittencourt.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde