Escola Alberto Santos Dumont monta acervo literário apenas com doações
Com ajuda da comunidade, escola de Santana mantém espaço literário com 1271 livros. Saiba como colaborar.
Escola envolveu toda a comunidade para ajudar a ampliar as obras literárias da biblioteca e da sala de leitura.
Em 1º de maio, além de ser comemorado o Dia do Trabalhador, também é celebrado o Dia da Literatura Brasileira. A escolha da data é uma homenagem ao aniversário do escritor José de Alencar e, neste dia, escolas, bibliotecas, órgãos públicos e outros locais também empreendem ações de incentivo à leitura de obras nacionais.
A Escola do Novo Saber Alberto Santos Dumont, no município de Santana, não apenas incentiva a leitura de obras nacionais e internacionais, como também envolveu toda a comunidade escolar para ajudar a ampliar o acervo literário da instituição.
Com doações de pais, professores, funcionários, amigos e estudantes, a unidade conta atualmente com 1271 livros, todos frutos de arrecadações. Atualmente a escola está com as atividades suspensas devido a pandemia de coronavírus, mas, durante o ano letivo, a sala de leitura e a biblioteca funcionam de 7h30 às 18h, sem horário de intervalo.
A professora Cleonice Monteiro é coordenadora dos Projetos de Leitura da biblioteca escolar. Ela explica que, como a escola é de tempo integral e possui Clube de Leitura, muitos estudantes aproveitam o horário do almoço para ler e conversar sobre as obras.
“Tínhamos uma sala de leitura apenas com livros didáticos, sem outras opções de leitura. Então decidimos, em março do ano passado, começar uma campanha de doações de livros literários para tentar trazer pra nossa escola a oportunidade do nosso estudante, principalmente do ensino médio, ter acesso a essas literaturas”, explicou a coordenadora.
Fortalecimento da comunidade escolar
O espaço também fortaleceu a relação da escola com a comunidade escolar. Os livros podem ser emprestados para todos. Além dos literários, várias pessoas também doaram livros de diversas áreas do conhecimento. Essas obras ajudam estudantes que estão saindo do ensino médio a terem uma ideia do que escolher para a vida profissional.
Certificado Aluno Leitor
Para incentivar mais estudantes leitores, a escola promove a cada bimestre o certificado “Aluno Leitor”. Participam estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.
Funciona assim: o aluno pode emprestar o livro por até duas semanas e junto leva uma ficha de descrição. Ao devolver o livro, traz a ficha preenchida com percepções sobre a obra e informações. Quem ler mais de nove livros e for avaliado nas fichas que se aprofundou nas leituras, ganha um certificado e um brinde da escola.
Como posso doar?
Por enquanto, a biblioteca escolar está fechada desde que foi decretado isolamento social para conter a transmissão da Covid-19. Porém, a escola está recebendo doações. O telefone para manifestar interesse em doar é 99118-7614 e 99125-1501.
Os funcionários da instituição farão uma lista de possíveis doadores e, quando as aulas retornarem, vão acionar os interessados para poder pegar os livros.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!