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Criança Alfabetizada: em webconferência, gestores e apoiadores avaliam implantação do programa

Em 2020, 13.665 alunos já foram cadastrados no sistema para avaliação de fluência.

Por Redação
06/05/2020 12h00

O encontro buscou promover ações, esclarecer dúvidas e aproximar os gestores nesse processo de implementação.

Lançado há seis meses pelo Governo do Amapá, o Programa Criança Alfabetizada foi avaliado pela segunda vez na última terça-feira, 5.

Por meio de webconferência, a Secretaria de Estado de Educação (Seed) reuniu com apoiadores, secretários e coordenadores municipais de educação para avaliar a implementação do programa.

O programa foi criado com objetivo de melhorar a alfabetização dos estudantes das séries iniciais nas escolas públicas.

Em 2020, segundo um levantamento feito pelos coordenadores do programa, 13.665 alunos já foram cadastrados no sistema do Criança Alfabetizada para avaliação de fluência. Além disso, kits pedagógicos contendo livros e matérias de apoio estão sendo distribuídos a todos os municípios do estado.

De acordo com a secretária estadual de educação, Goreth Sousa, o encontro buscou promover ações, esclarecer dúvidas e aproximar os gestores municipais em educação nesse processo de implementação.

“Fico muito feliz em ver a participação de todos os secretários, coordenadores e apoiadores desse programa que não medem esforços para garantir que a qualidade de ensino chegue a todos os estudantes. Nossas pautas precisam ser voltadas ao Criança Alfabetizada. Aqui garantiremos acompanhar criança por criança para que ela receba a melhor educação pública possível”, disse Goreth Sousa.

Para a secretária municipal de educação de Macapá, Sandra Casimiro, a suspensão das aulas não se tornou empecilho para continuar trabalho em prol do programa.


“Em Macapá, por exemplo apesar da suspensão das aulas, não paramos de trabalhar. Essa é uma experiência diferente. Esse momento histórico que estamos vivendo nos remete a replanejar para que o programa faça a diferença em toda a educação de todo o estado”, pontuou.

Desde o início do ano, o Estado elaborou um cronograma da formação para esses professores com um período de sete encontros formativos de 8 horas. Essa formação visa ainda complementar o apoio a outros professores que estarão lidando diretamente com os alunos em sala de aula.

O Instituto Natura, a Associação Bem Comum, a Fundação Lemann, além da Undime, são parceiros do programa e estiveram representados na reunião online.

“Parabenizo o trabalho desenvolvido pelas secretarias municipais em fazer educação com qualidade chegar a todas as crianças. Esse é um direito delas e é nosso dever fazer com que seja concretizado, portanto, esse trabalho conjunto ganha ainda mais significado quando nosso foco for este”, finalizou Márcia Ferri, representante do Instituto Natura.

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