Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Dias das mães: Filhos encontram inspiração em suas mães educadoras para trilhar carreira na docência

A inspiração de dois professores para seguir lecionando partiu de suas mães, que também estiveram à frente da educação por muitos anos.

Por Redação
09/05/2020 19h24

Segundo os educadores, lecionar é passar adiante o que lhes foi passado pelos ensinamentos das mães.

Por vezes, o exemplo de dedicação das mães ultrapassa os ensinamentos captado pelos filhos e os influenciam a tomarem decisões futuras. Eles, os filhos, ainda que naturalmente, replicam gestos, palavras e ações, tentando sempre se igualar àquelas que os inspiram. Esse processo acontece em todas as profissões e é, muitas vezes, motivado pela admiração que os filhos têm pelo trabalho de suas próprias mães.

Sentir que seguir a carreira da própria mãe é o que os fará melhores, levou dois professores a escolherem a sala de aula. Segundo eles, lecionar é passar adiante o que lhes foi passado pelos ensinamentos das mães.

Para Ágatha Paula Favacho, professora e gestora da Escola Estadual Barão do Rio Branco, em Macapá, a sua mãe Arlene Maria Favacho, que também é professora da rede pública e hoje exerce função na Secretaria de Estado da Educação (Seed), não media esforços para lhe acompanhar e incentivar na área da educação.

“Fisicamente, as pessoas dizem que somos parecidas, mas eu digo que a minha mãe é um exemplo para mim. É até difícil falar, mas, em toda a minha trajetória profissional, ela sempre está ao meu lado, dando dicas para tomar a melhor decisão, orientando-me a dar o melhor de mim sempre. Ela é um exemplo como educadora e assim tento ser também todos os dias”, disse Ágatha Dias.

Há quem descreva que os pais carregam características como autoridade, força, segurança, coragem e principalmente dedicação. Segundo Elson Guedes, professor de ensino religioso na Escola Estadual José de Anchieta, sua mãe, dona Maria Odete Guedes Ferreira, que foi professora no antigo Instituto de Educação do Território Federal do Amapá, era extremamente competente e o incentivou a ser o que é hoje.

“Ter vivenciado a minha mãe exercer a profissão de professora durante muito tempo aqui no estado, com toda a dedicação que ela teve, com certeza marcou a minha vida. Ver tudo isso de perto teve grande influência na minha escolha profissional. Hoje, exerço a mesma profissão que ela e pretendo honrá-la sempre. Ela, como professora, era muito dedicada com todos os seus compromissos, e ainda cumpria o papel de mãe em casa”, contou o filho de dona Maria Odete, hoje aposentada.

Esse momento que estamos vivendo pode servir para a descoberta de novos aprendizados e expertises, e a dedicação de mães com características determinantes que influenciam na construção de qualquer carreira na vida de um filho pode ser fundamental.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!