Enem 2020: Cerca de 10 mil alunos da rede estadual podem se inscrever
Inscrições podem ser realizadas pelo site do Inep, até dia 22 de maio.
Cerca de 10 mil estudantes da rede estadual de ensino, concluintes do ensino médio podem se inscrever no exame.
A rede estadual de ensino do Amapá possui cerca de 10 mil estudantes em fase de conclusão que podem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020). As inscrições seguem até dia 22 de maio.
Os candidatos precisam preencher um formulário com dados pessoais e sobre o processo do exame na Página do Enem, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O Inep está criando estratégias para que os alunos não sejam prejudicados, por isso as inscrições seguem o cronograma estabelecido. Podem participar estudantes que estejam concluindo o ensino médio e também quem já concluiu.
O Exame Nacional do Ensino Médio é a forma de ingresso de estudantes nas universidades públicas e privadas do país e tem também o objetivo de é avaliar o desempenho educacional no fim do período escolar.
Isenção de taxa de inscrição
Como forma de dar acesso para mais estudantes realizarem as provas, o Inep propôs gratuidade na taxa de inscrição deste ano, os candidatos que se encaixem nos perfis estabelecidos no edital serão beneficiados automaticamente, mesmo que o estudante não tenha feito pedido de isenção ele poderá ser beneficiado
A gratuidade também vale para quem realizou o pedido de isenção no ano anterior e não compareceram as provas.
Aplicação da prova
O exame poderá ser feito forma tradicional, com cadernos impressos. Este modelo tem previsão de acontecer entre 1° e 8 de novembro.
No primeiro dia serão aplicadas as provas Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e redação. Já no segundo, é a vez das provas Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Além da redação, o exame segue o mesmo padrão dos anos anteriores, quatro provas objetivas cada uma com 45 questões.
Enem digital
A novidade deste ano é o Enem Digital. Candidatos de 15 capitais poderão optar em fazer as provas através de computadores. O exame acontecerá através de uma plataforma elaborada pelo Inep e disponibilizada para regiões que possuem suporte para receber este modelo de atividade, seguindo dados apontados pelo Censo Escolar.
O projeto de implementação do Enem digital vai para aplicação piloto este ano e se entende até 2025. O Inep garante atender 50 mil candidatos com esse modelo de prova e a meta é que para 2026 o exame nacional seja realizado somente no formato digital.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!