Governo do Amapá envia à Fiocruz 5 mil amostras para análise de covid-19
Envio faz parte da força-tarefa do Estado para dar celeridade à análise de casos que aguardam resultado.
As amostras estavam armazenadas no Laboratório Central do Amapá (Lacen), vinculado à Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).
Com a alta demanda de exames causada pelo aumento exponencial do número de casos do novo cornavírus no Amapá, nesta terça-feira, 2, o Governo do Estado enviou 5 mil amostras de testes de covid-19 para o laboratório sede da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz-RJ), localizado na cidade do Rio de Janeiro.
As amostras estavam armazenadas no Laboratório Central do Amapá (Lacen), vinculado à Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).
O diretor do Lacen, Gelmires Queiroz, disse que é muito importante o suporte que a Fiocruz está oferecendo, considerando a alta demanda de análise de testes de covid-19.
"Com essas amostras enviadas para a Fiocruz, vamos conseguir dar celeridade em nosso trabalho. O Lacen tem uma demanda bem alta diariamente, e ter o apoio de um grande laboratório do país é importante para que possamos suprir a necessidade e dar o resultado para muitas famílias que aguardam essa resposta", disse Gelmires.
Atualmente, o Lacen analisa 120 amostras por dia e mais 20 através de um convênio com outro laboratório, além de enviar 800 amostras por semana ao Instituto Evandro Chagas em Belém (PA).
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!