Alunos participam do projeto
O objetivo é apoiar as escolas no incentivo e na orientação do hábito de ler e proporcionar à comunidade práticas sociais de construção do conhecimento
O objetivo é apoiar as escolas no incentivo e na orientação do hábito de ler e proporcionar à comunidade práticas sociais de construção do conhecimento, além de oportunizar momentos para a vivência de leitura em contextos públicos.
O projeto vai acontecer em diferentes pontos da cidade e conta com apoio da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Polícia Militar (PM) e livrarias Acadêmica, Machado, Clássica e Paulinas, que fizeram doações de livros paradidáticos e em braile.
A próxima execução do projeto será no Parque do Forte, ainda sem data marcada. Contudo, os organizadores do projeto antecipam que, até o fim do ano, estão previstas mais quatros ações.
Segundo o gerente do Nufoc, José Domingos Tavares, a intenção é levar o projeto também para áreas que apresentam vulnerabilidade social e fazer uma parceria com o Comando da Polícia Militar.
O projeto tem ganhado força e é realizado com amor e todos que passarem por nossas ações também podem participar", destacou Domingos.
Em contato com a natureza e deitados em redes, as crianças puderam experimentar diferentes formas de prazer durante a leitura. Atividades como poesias, músicas em libras, contação e leituras de história, dramatização baseada em livros, distribuição de lanches, entre outras dinâmicas fizeram parte da programação que se estendeu durante toda a manhã.
Lidiane Nascimento, formadora do Nufoc e coordenadora do projeto de leitura Tilhas, explica que a motivação da escolha do nome do projeto partiu de um grupo de formadores que pensaram primeiramente na leitura, mas que também pudessem remeter a uma identidade regional, por isso "embalados" na rede, no balançar das canoas e nas cadeiras de balanço dos antigos contadores de história.
"O incentivo à leitura é indispensável para as crianças, principalmente porque é nesta faixa etária que estamos formando o leitor, para posteriormente o mantermos com o hábito de ler rotineiramente", afirmou Nascimento.
A estudante do 3º ano, Ana Beatriz, diz que momentos como esses são para o aprendizado e também para o lazer. "Estou muito feliz em poder estar na companhia dos meus amigos e professores realizando brincadeiras e lendo livros divertidos", disse.
Os interessados em somar com o projeto de leitura podem se dirigir ao prédio do Nufoc, localizado no centro de Macapá, em frente à Praça Floriano Peixoto, na rua Ozanã, Nº 183 ou entrar em contato pelo número 3222-2040.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!