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Governo do Estado apresenta em palestra online dados da avaliação da educação básica no Amapá

Ao todo, 9.979 estudantes das redes estadual e municipal de ensino foram avaliados pelo sistema.

Por Redação
09/06/2020 16h55

Um dos parceiros da Seed, o CAEd/UFJF realizou, em 2019, a avaliação de Língua Portuguesa e Matemática com alunos 2º ano do ensino fundamental, das redes estadual e municipais.

O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Universidade de Juíz de Fora (CAEd/UFJF), apresentou, nesta terça-feira, 9, os dados da avaliação da alfabetização realizada em 2019 pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Amapá (Sispaeap).

A apresentação aconteceu por meio de um webinário – palestra online – que contou com a participação de secretários municipais, coordenadores municipais e parceiros do programa Criança Alfabetizada, como a Fundação Lemann, o Instituto Natura, a Associação Bem Comum e a Undime Amapá, além de técnicos e especialistas do CAEd/UFJF.

De acordo com a secretária de estado da Educação, Goreth Sousa, as ações do regime de colaboração firmado entre o Governo do Estado e as Prefeituras dos 16 municípios são fundamentais para garantir os direitos de aprendizagem e de alfabetização na idade certa.

“A avaliação é um instrumento fundamental para o direcionamento das ações pedagógicas. A apropriação dos resultados possibilita tanto o acompanhamento do progresso dos estudantes quanto formulação de estratégias para melhoria do desempenho e efetiva aprendizagem dos estudantes”, disse a secretária.

O Regime de colaboração foi instituído com objetivo de viabilizar e fomentar a colaboração entre a rede estadual e as redes municipais de ensino, a partir do diálogo permanente e ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da aprendizagem e à melhoria dos indicadores educacionais do Amapá.

Um dos parceiros da Seed, o CAEd/UFJF, realizou, em 2019, a avaliação de Língua Portuguesa e Matemática com alunos do 2º ano do ensino fundamental, das redes estadual e municipais. Na rede estadual foram avaliados 3.186 estudantes, correspondendo a uma taxa de participação de 84,1%; nas redes municipais a taxa de participação foi 82,5%, no total de 6.793 estudantes avaliados.

Os dados apurados pelo sistema de avaliação serão disponibilizados para as secretarias municipais de Educação com opções de consulta “por município”, “por escola”, “por turma” e “por estudante”. Ainda, segundo a Seed, os indicadores educacionais do estado do Amapá são desafiadores, no entanto, com as políticas educacionais implantadas em regime de colaboração, a exemplo do Programa Criança Alfabetizada, é possível avançarmos para melhorar esses resultados.

Para a palestrante do webnário e representante do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Universidade de Juíz de Fora (CAEd/UFJF), Drª Lina Kátia de Oliveira, os dados poderão redimensionar planejamentos feitos para a educação do estado.

“Os dados dessa avaliação terão o objetivo de subsidiar políticas públicas para a educação básica e redimensionar o planejamento escolar. O Amapá tem tudo para melhorar a educação, porque o caminho foi traçado, agora é continuar trabalhando”, pontuou Kátia de Oliveira.

A implantação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Amapá – o Sispaeap – possibilita uma análise detalhada dos resultados da avaliação e compreensão dos indicadores educacionais.

Programa Criança Alfabetizada

O Regime de Colaboração da Educação do Estado do Amapá – Programa Criança Alfabetizada, foi instituído pela Lei nº 2.448, de 2 de dezembro de 2019, e uma das metas estabelecidas no programa é alfabetizar 100% das crianças na idade certa. A estratégia para o fortalecimento da aprendizagem contempla: Material Didático Complementar; Formação Continuada para os Profissionais da Educação; Cooperação e Incentivo aos Municípios; Monitoramento e Avaliação.

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