Iniciativas educacionais do Amapá são apresentadas em reunião virtual sobre colaboração na alfabetização
Os programas Colabora Amapá Educação e Criança Alfabetizada tiveram destaque. Evento virtual aconteceu nesta sexta-feira, 19.
Encontro é uma realização da Fundação Lemann, Associação Bem Comum e Instituto Natura
O Governo do Amapá participou nesta sexta-feira, 19, da 1ª Reunião Técnica Virtual com os oito estados da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (Parc). Durante o encontro, foram compartilhadas experiências para fortalecer o programa, principalmente neste momento de pandemia pela covid-19.
As discussões iniciaram com a apresentação dos programas do Amapá: Colabora Educação e o Criança Alfabetizada. A secretária de Educação, Goreth Sousa, destacou a linha do tempo de cada uma das iniciativas, pontuando a adesão dos 16 municípios amapaenses ao regime de colaboração no estado.
“A adesão dos municípios do Amapá mostrou o quanto a estratégia é importante para o desenvolvimento da política educacional do nosso estado. Precisamos que todos os gestores estejam conectados e trabalhando em prol da alfabetização de nossos estudantes”, destacou Goreth.
Em sua apresentação, a secretária reforçou ainda a atuação do governador Waldez Góes junto ao legislativo amapaense, aprovando leis que instituíram o Prêmio Criança Alfabetizada, a Bolsa de Incentivo para os professores formadores e a lei que prevê mudanças na arrecadação do ICMS para todos os municípios, sendo parte do valor distribuído com base nos índices de áreas como educação.
“O incremento proposto pelo programa Criança Alfabetizada busca possibilitar que os municípios desenvolvam ações necessárias para obter bons resultados na Educação”, disse a secretária.
O encontro é uma realização da Fundação Lemann, Associação Bem Comum e Instituto Natura. Além do Amapá, houve ainda a socialização das experiências dos estados de Sergipe, Alagoas, Maranhão, Pernambuco, Espírito Santo e Piauí.
Participação também a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela; o superintendente executivo da Seduc Sergipe, professor José Ricardo de Santana; o professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas/SP, Fernando Abrucio; e a executiva de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco, Ana Selva.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!