Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

No Amapá, casos recuperados da Covid-19 chegam a 63%

O percentual representa 19.372 pessoas recuperadas dos mais de 30 mil casos registrados até o momento no estado.

Por Redação
09/07/2020 10h08

Conjunto de ações do Governo do Amapá contribuiu para índice positivoConjunto de ações do Governo do Amapá contribuiu para índice positivo

Dados do último boletim epidemiológico, divulgado nesta quarta-feira (8), apontam que a taxa de recuperação de infectados pela covid-19 chegou a 63,4% no Amapá. O índice, o mais alto desde a primeira contaminação no Estado, representa 19.372 pessoas recuperadas da doença entre os 30.524 casos positivos registrados até o momento.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Juan Mendes, a alta taxa de recuperação é resultado de um conjunto de medidas adotadas pelo Governo do Amapá, como a criação de cinco centros para tratamento da doença, adoção de protocolos médicos eficazes, aquisição de equipamentos e insumos, parceria com as prefeituras dos municípios, entre outras.

"A situação de pandemia é algo que ninguém havia vivenciado. Nós tivemos muitos desafios, mas com planejamento estratégico, tomada de decisões no momento certo e alinhamento diário, foi possível alcançar de certa forma, boas vitórias nessa guerra", opinou.

Outros índices positivos também sinalizam uma melhora do cenário pandêmico no estado. A taxa de internação, por exemplo, está entre 35% a 40%, este mesmo indicador já chegou a 98%. A taxa de letalidade também caiu. Atualmente em 1,5%, ela já esteve acima de 3,5%. A redução no número de amostras em análise, que saiu de 10 mil para 4.673, também aponta recuo do coronavírus no Estado.

Apesar dos números apontarem para uma estabilização da doença, o Governo do Amapá continua monitorando rigorosamente a curva da covid-19 e mantém regras de precaução, pois recentes estudos apontam para uma segunda onda da doença a nível mundial. 

"O Estado já caminha para a estabilização da doença, de fato, mas ainda precisamos manter e fortalecer algumas ações para continuar monitorando os casos. É tempo de mostrar nossas conquistas, mas de nós mantermos vigilantes", frisou Juan Mendes.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!