Estado mantém quarentena nas escolas e limita bares e restaurantes para até 22h
Novo decreto do Governo do Amapá também prevê a retomada gradual de atividades no setor público. Documento foi assinado nesta sexta-feira, 31.
Dados foram apresentados pelo governador do Amapá em entrevista coletiva.
Em entrevista coletiva, o governador do Amapá, Waldez Góes, apresentou nesta sexta-feira, 31, os dados mais recentes do relatório epidemiológico da Vigilância em Saúde e assinou o novo decreto estadual, que mantém a suspensão das aulas presenciais e o limite de atendimento presencial em bares, restaurantes e lanchonete até 22h - exceto serviços localizados na área interna do aeroporto.
As novas determinações são válidas para os próximos 15 dias em todo território estadual. Durante a semana, o governador alinhou com os prefeitos e setores empresariais sobre as principais mudanças e restrições, principalmente em relação ao horário de funcionamento de atividades.
Relatório epidemiológico
Conforme o relatório sobre a situação do novo coronavírus, o Amapá possui os seguintes dados:
• Taxa de reprodução viral abaixo de 1 ponto (0,93)
• Índices de disponibilidade de leitos: de 62,5% (UTI) e 65% (clínico)
• Taxa de recuperados 68% em relação ao número de casos confirmados
• Taxa de letalidade 1,55%, sendo o 4º menor do Brasil
Retomada no setor público
No decreto, o Governo do Estado também anuncia a retomada gradual das atividades no setor público para a partir do dia 10 de agosto. A retomada ainda vai depender dos resultados dos relatórios epidemiológicos das próximas semanas.
“Prevemos neste decreto o início do planejamento, em termos de protocolo sanitários e organização das secretárias de Estado e administração direta e indireta dos órgãos para uma preparação de retomada gradual por grupos e fases”, disse.
Aulas e Merenda em Casa
Com a manutenção da quarentena nas escolas, o governador do Amapá anunciou durante a coletiva de imprensa a 4ª etapa do benefício Kit Merenda em Casa, ofertado para mais de 120 mil alunos da rede estadual de ensino.
O governo decidiu manter a suspensão das aulas presenciais nas escolas públicas e privadas, por ser considerado um dos mais frágeis setores de controle diante das medida contra a propagação da covid-19.
“Estabeleci no decreto a manutenção da suspensão das aulas na rede pública e setor privado, e tiramos um posicionamento para todos os passos seguintes em relação a retomada que será de forma conjunta: estadual, municipal e particular”, finalizou.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!