Covid-19: Governo supervisiona estabelecimentos comerciais no interior do Amapá
Equipes da SVS visitaram mais de 150 estabelecimentos de Vitória do Jari, no sul do Estado. Trabalho tem caráter educativo.
Até esta terça-feira, 4, Vitória do Jari concentrava 1.512 casos confirmados e 13 óbitos.
O Governo do Amapá ampliou para os municípios do interior o trabalho criado para supervisionar se comércios, supermercados e outras empresas do ramo estão cumprindo as normas de prevenção à covid-19. As visitas são educativas e ocorrem por etapas, passando a cada semana por dois municípios, fiscalizando estabelecimentos comerciais. Na capital, o trabalho já ocorre desde 15 de abril.
Na segunda-feira, 3, 150 empreendimentos do município de Vitória do Jari, no sul do estado, receberam as visitas de equipes da Superintendência de Vigilância Sanitária (SVS). Até esta terça-feira, 4, a cidade concentrava 1.512 casos confirmados e 13 óbitos.
O diretor do NVS, Roberto Malcher, explica que a atuação da SVS busca orientar e conscientizar comerciantes e a população em geral.
“Nós observamos movimentação da população, muitas pessoas sem o uso de máscaras, alguns estabelecimentos sem álcool em gel para a higienização das mãos, e isso é muito preocupante devido o crescente número de casos no município. Então nosso trabalho nessas cidades será sobretudo de conscientização e educação da população quanto a importância de se prevenir contra o coronavírus”, explica Roberto.
Na quarta-feira, 5, a fiscalização acontece em Laranjal do Jari, cidade que concentra o terceiro maior número de casos confirmados no Amapá.
Para evitar a disseminação do vírus nesses ambientes, as principais orientações são:
Aos funcionários e empresa: usar máscara durante todo o expediente de trabalho; funcionários devem higienizar as mãos com frequência com água e sabão ou álcool 70%; Higienizar frequentemente carrinhos, cestinhas, balcão, chão, corrimão, maçanetas, mesas, maquininha de cartão com alcool 70% (líquido ou gel); hipoclorito de sódio de 0,1 a 0,5% (água sanitária diluída) ou Água e sabão; organizar as filas internas e externas, fazendo marcação no chão e respeitando o espaço entre 1,5 a 2,0 metros entres as pessoas; controlar a entrada de pessoas ao estabelecimento, obedecendo a distância de 2m² por pessoa; disponibilizar álcool 70% para os clientes higienizarem as mãos;
Aos clientes: usar máscara quando precisar sair de casa; higienizar as mãos com álcool 70% ou água e sabão quando entrar nos estabelecimentos; ir apenas uma pessoa por família para realizar a compra; não consumir alimentos dentro do supermercado e nem durante as compras; quando chegar em casa higienizar as mãos, sapatos, bolsas, chaves, sacolas e produtos com álcool 70%, água e sabão ou água sanitária.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!