Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Amapá é referência na gestão de políticas para juventude em webinário do Ceará

Com o tema ‘Jovem, Cidadão e Política’, evento debate a importância da participação do jovem dentro da sociedade.

Por Redação
17/08/2020 20h30

Debater a participação do jovem na política e na construção políticas públicas para a juventude é o objetivo do Webinar Jovem, Cidadão e Política, evento online promovido pelo Governo do Estado do Ceará com a participação do Governo do Amapá. Nesta segunda-feira, 17, mais de 1.600 jovens participaram do debate, entre eles jovens amapaenses que buscam ser ouvidos, principalmente quando o assunto é a juventude.

O secretário de Juventude, Pedro Filé, que representa o Governo do Amapá no evento, apresentou as iniciativas desenvolvidas no Amapá para oportunizar os jovens. Entre elas, o programa Amapá Jovem, referência na garantia de políticas públicas em diversas áreas para a juventude.

“Não adianta fazer políticas públicas para a juventude se não forem construídas com a juventude, tratando o jovem como protagonista. A juventude é prioridade nessa gestão e isso nos faz referência para muitos estados”, disse durante o debate.

O debate contou também com a participação da jornalista Sarah Cavalcante, com mediação de Lucas Pinheiro. Na ocasião, o gestor amapaense convidou o secretário de Esporte e Juventude do Ceará, Rogério Pinheiro, para visitar o Amapá e acompanhar as atividades do programa.

“Agradeço por poder mostrar a experiência do Amapá com jovem, como exemplo para o Brasil inteiro, que tem legislação própria e que garante todas as políticas de juventude dentro do Estado, como o passe livre”, destacou Filé, em agradecimento por participar do webinar.

Durante a live, bolsistas destacaram o protagonismo do jovem dentro do programa. Para Aira Silva, a conquista do passe-livre foi graças ao Amapá Jovem, já Nali Rodrigues ressalta as dificuldades que os jovens enfrentam no dia a dia.

“No Brasil julgam muito pela idade e aparência, mas não levam em consideração a competência do jovem”, disse Nali.

A necessidade de gerar mais oportunidades para a juventude também foi abordada durante o evento. Para Sarah Cavalcante, os jovens querem transformar e necessitam de espaços.

“Todo jovem tem um incomodo de transformar alguma coisa, eu tinha esse incomodo e o Estado tem um papel muito importante na construção social do jovem, na perspectiva do mercado de trabalho, da universidade. Sou entusiasta dos estados que têm secretaria de Juventude e que dão espaço para a juventude”, afirmou a jornalista.

O evento, em comemoração ao dia internacional da juventude continua nos dias 24 e 31 de agosto no canal do Youtube da Secretaria de Esporte e Juventude do Ceará.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!